1782
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
sua práxis, sobretudo através da realização de práticas edu-
cativas que possibilitem a problematização e conscientiza-
ção das educandas e dos educandos.
Partindo desses pressupostos, o presente trabalho
apresentará resultados parciais de práticas educativas de-
senvolvidas na educação básica, especificamente no ensino
fundamental, em duas escolas públicas estaduais no muni-
cípio de Pelotas (RS). Tais práticas visam promover o diálogo
e a problematização sobre situações de opressão vivencia-
das pelas mulheres e suas lutas de insurgência e resistência.
Além disso, buscam construir um processo de conscienti-
zação sobre a violência e o machismo. Ressalta-se que es-
sas ações contemplam o projeto chamado de “Diversida-
de, Respeito e Cidadania na Escola: Educar para um Mundo
Melhor”. Este foi pensado por um grupo de professoras e
professores que encontram nas obras de Paulo Freire as ba-
ses teóricas, metodológicas e epistemológicas para pensar
e dialogar sobre educação nos espaços escolares. Pontua-
-se ainda que as\os docentes que fazem parte desse pro-
jeto não atuam nas mesmas instituições educacionais, mas
partilham do pensamento de Paulo Freire (2016). Esta posi-
ção compartilhada entra em consonância com as ideias de
Freire, principalmente, pelo fato de que este defende que as
práticas educativas críticas que se embasam na rigorosidade
metódica sem abandonar o respeito aos saberes das edu-
candas e dos educandos podem propiciar momentos de re-
flexão e diálogo, bem como um processo de transformação
social. Nesse sentido, essa transformação de suas realidades
nas quais as/os estudantes são sujeitos autônomos a partir
e de fato transformá-las (FREIRE, 2016).
UM POUCO SOBRE PELOTAS
Historicamente, Pelotas é formada por diferentes gru-
pos étnicos que contribuíram com sua formação e desen-
volvimento sociocultural, econômico, político e religioso.
Inicialmente, este local era um distrito que pertencia à Vila
do Rio Grande de São Pedro, chegando à condição de fre-