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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

sua práxis, sobretudo através da realização de práticas edu-

cativas que possibilitem a problematização e conscientiza-

ção das educandas e dos educandos.

Partindo desses pressupostos, o presente trabalho

apresentará resultados parciais de práticas educativas de-

senvolvidas na educação básica, especificamente no ensino

fundamental, em duas escolas públicas estaduais no muni-

cípio de Pelotas (RS). Tais práticas visam promover o diálogo

e a problematização sobre situações de opressão vivencia-

das pelas mulheres e suas lutas de insurgência e resistência.

Além disso, buscam construir um processo de conscienti-

zação sobre a violência e o machismo. Ressalta-se que es-

sas ações contemplam o projeto chamado de “Diversida-

de, Respeito e Cidadania na Escola: Educar para um Mundo

Melhor”. Este foi pensado por um grupo de professoras e

professores que encontram nas obras de Paulo Freire as ba-

ses teóricas, metodológicas e epistemológicas para pensar

e dialogar sobre educação nos espaços escolares. Pontua-

-se ainda que as\os docentes que fazem parte desse pro-

jeto não atuam nas mesmas instituições educacionais, mas

partilham do pensamento de Paulo Freire (2016). Esta posi-

ção compartilhada entra em consonância com as ideias de

Freire, principalmente, pelo fato de que este defende que as

práticas educativas críticas que se embasam na rigorosidade

metódica sem abandonar o respeito aos saberes das edu-

candas e dos educandos podem propiciar momentos de re-

flexão e diálogo, bem como um processo de transformação

social. Nesse sentido, essa transformação de suas realidades

nas quais as/os estudantes são sujeitos autônomos a partir

e de fato transformá-las (FREIRE, 2016).

UM POUCO SOBRE PELOTAS

Historicamente, Pelotas é formada por diferentes gru-

pos étnicos que contribuíram com sua formação e desen-

volvimento sociocultural, econômico, político e religioso.

Inicialmente, este local era um distrito que pertencia à Vila

do Rio Grande de São Pedro, chegando à condição de fre-