1784
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
universidades – Universidade Federal de Pelotas e Universi-
dade Católica de Pelotas, e algumas faculdades privadas.
5
CONHECENDO AS ESCOLAS
As práticas educativas aqui apresentadas foram reali-
zadas em duas escolas públicas estaduais. A Escola 1 onde
se desenvolveu uma parte dessas práticas educativas, fica
localizada próxima ao centro da cidade, no entanto, o bairro
de localização é periférico dadas as condições socioeconô-
micas dos residentes dessa região, do descaso do poder pú-
blico com questões relacionadas à saúde, saneamento bási-
co, educação e segurança pública - este último fator reflete
no alto índice de violência, que assola a comunidade.
A outra instituição localiza-se na zona norte do muni-
cípio, no bairro conhecido como Três Vendas. Atende cerca
de 500 estudantes de diversas localidades dessa região, dis-
tribuídos entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamen-
tal, nos turnos manhã e tarde. A escola 2 tem um público
que se constitui etnicamente de maioria branca autodecla-
rada, sendo que o índice das/dos estudantes autodeclara-
das/os pretas/os, pardas/os, amarelas/os e indígenas foram
menores.
6
ATIVIDADES DO PROJETO “EDUCAR PARA UM MUNDO
MELHOR- DIVERSIDADE, RESPEITO E CIDADANIA NA
ESCOLA”- ETAPA DIALOGANDO SOBRE A IGUALDADE E
LUTA DAS MULHERES
A Escola é também um lugar de insurgência contra a
opressão, a desigualdade, e a busca pela liberdade. A liber-
dade que amadurece no confronto com as outras liberdades,
na defesa de seus direitos em face da autoridade (FREIRE,
2016). Ao mesmo tempo, é pertinente explicitar que Freire
(2016) ao tratar dessa liberdade não desconsidera a impor-
5
Não foram encontrados até o momento dados estatísticos exatos sobre o
número de instituições privadas de ensino superior em Pelotas.
6
Informações encontradas nas fichas de cadastro das (os) educandas (os).