XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
fábrica de tecidos, apresentaram um olhar diferenciado para
o que estava sendo abordado no presente momento.
Concluída esta tarefa, as educandas e educandos foram
separados por grupos, onde montaram cartazes com dize-
res alusivos ao tema em questão, com gravuras exaltando a
importância da mulher dentro da sociedade. Dentre as men-
sagens elaboradas por eles, destacam-se: lugar de mulher é
aonde ela quiser; Mulheres guerreiras mulheres parceiras que
lutam por uma vida inteira; Mulher, um ser puro enviado por
Deus; Sou mulher, mãe e pai e o alicerce da casa.
A partir do cenário descrito, pode-se perceber que este
trabalho aguçou o desejo de leitura e reflexão das estudan-
tes para que estas lutem mais pelo conhecimento dos seus
direitos e do seu real papel nos dias de hoje tanto no traba-
lho quanto no ambiente familiar, assim como suas relações
cotidianas. Sinaliza-se a presença neste contexto do desejo
de cuidar mais do corpo e da mente com objetivo de evitar
manipulação por parte dos demais membros da sociedade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após a realização das experiências descritas no pre-
sente texto, puderam ser problematizadas algumas consi-
derações, acerca da importância das práticas educativas crí-
ticas produzidas dentro da realidade das escolas.
Sabe-se que trabalhar com as temáticas de gênero
e luta das mulheres configura-se como um grande desafio
para a realidade educacional, sobretudo com a conjuntura
que se vive no Brasil atualmente, onde se visualiza o cresci-
mento do sentimento de intolerância e avanço do conser-
vadorismo. Além disso, existem barreiras, no que tange ao
papel dos espaços escolares na conscientização sobre temas
como as questões de gênero, sexualidade e diversidade. No
entanto, educadoras e educadores comprometidas/com-
prometidos com a ética, a transformação social, a luta pela
liberdade e o combate às injustiças e desigualdades não po-
dem ser omitir de seu papel.
Observou-se que as educandas e os educandos ex-
pressaram suas realidades cotidianas, identificando e rela-