1790
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tando situações de violência e opressão vivenciadas pelas
mulheres no contemporâneo, bem como se posicionaram
inúmeras vezes a favor da luta por igualdade de direitos e
pelo fim do machismo. As práticas educativas desenvolvidas
em ambas as Escolas possibilitaram o diálogo e a conscien-
tização das/dos estudantes e buscaram construir momentos
de reflexão pautados no respeito e na mediação. Percebeu-
-se desconhecimento e construção de estereótipos sobre o
movimento feminista, o que levou as educadoras em dife-
rentes momentos a produzir materiais, e a partir da curio-
sidade e realidade das/dos estudantes apresentarem outras
visões sobre o tema.
Os resultados expressos ainda são parciais, haja vista
que se pretende ampliar ações como essas nos diferentes es-
paços escolares, mas já colaboram no sentido de analisar a
potencialidade de práticas educativas que visem promover o
diálogo e o respeito às diferenças, a diversidade e a cidadania.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
CENSO/ Informações da rede escolar.
Disponível
em:
<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/pelotas/pa- norama>. Acesso em: 09 de mar. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia:
Saberes Necessá-
rios à Prática Educativa
. 54ª ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2016.
GOMES, Gabriela Teixeira.
Diário de Classe do 9º ano.
Pe-
lotas, 2017.
LONER, Beatriz Ana; GIL, Lorena Almeida; MAGALHÃES, Má-
rio Osório.
Dicionário de História de Pelotas.
Dis-
ponível em:
http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/bits- tream/prefix/3735/1/Dicion%C3%A1rio%20de%20 Hist%C3%B3ria%20de%20Pelotas.pdf.Acesso em: 17
de mar. de 2018.
PUPO, Katia.
Questões de gênero na escola.
Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/20_ pupo.pdf.Acesso em: 10 de abr. de 2018.