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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Como propostas para combater a violência e o índice

de feminicídio sugeridas pela turma estão as seguintes: leis

mais rigorosas; palestras e atividades nas escolas para cons-

cientização; trabalho com as famílias e utilização das mídias

sociais como instrumento de denúncia. Na etapa seguinte,

a turma foi organizada em pequenos grupos para elaborar

cartazes e textos de conscientização para serem expostos da

escola. Para o ano de 2018 a proposta é ampliar esta parte

do projeto para outras turmas, bem como utilizar a confec-

ção de jornais escolares e blogs para abordar e problemati-

zar as temáticas em questão.

Na escola 1 a atividade foi realizada no dia 8 de março

de 2018, onde construiu-se uma atividade de leitura e inter-

pretação com os educandas e educandos do 8° ano, referente

ao Dia Internacional da Mulher. No primeiro momento, rea-

lizaram-se os seguintes questionamentos quanto à visão de

meninas e meninos sobre o papel da mulher na sociedade:

Lugar de mulher é apenas na cozinha?; Somente os homens

devem administrar os assuntos relacionados a família ?; A

mulher que usa roupa curta é considerada vulgar?

Após a realização desta atividade, pode ser percebido

que algumas meninas e meninos responderam às pergun-

tas realizadas, irritando-se quando parte da turma discor-

dou dos apontamentos tecidos. Neste momento, algumas

indagações e dúvidas surgiram para futuras pesquisas. Esta

se situa na inferência de que algumas famílias possam re-

produzir tais práticas. Tal situação não se coloca como algo

absoluto, mas se trata de indícios a serem explorados futu-

ramente no universo empírico descrito.

Realizada esta tarefa, as educandas e os educandos

sentaram-se em circulo onde foi elaborada uma nova leitura

a título de curiosidade sobre o surgimento da data e os reais

motivos para a realização da mesma. Observou-se que inú-

meras (os) estudantes que concordaram com os questiona-

mentos realizados, se surpreenderam ao descobrirem todo

o sofrimento causado a estas mulheres que lutaram por seus

direitos. Também, ao falar da tragédia ocorrida em 1911 na