XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1793
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
tão, realizou-se a análise de suas características: cor, textura
e composição, assim como observamos as diferenças entre
elas, incluindo, cores variadas, espessura e odor.
Aprofundou-se o estudo de três tipos de solo: areia,
argila e terra fértil. Por meio de atividade artística de mo-
delagem com a argila reconheceu-se que esse tipo de solo
parece uma massinha, é úmido e mole, mas quando seca
fica bem duro. Reconheceu-se a areia por meio de brinca-
deira com a construção de castelos, buracos e comidinhas,
identificando que ela é fofa e cheia de grãos finos.
O conhecimento da terra fértil deu-se diante do tra-
balho na horta plantando rabanetes e cenouras, onde foi
possível conhecer que para plantar os alimentos na horta
é necessário adubar a terra com o adubo orgânico. Este é
feito na escola a partir de restos de alimentos, como cascas
e folhas. Para compreender a importância de cultivar o solo,
foram produzidos sanduíches naturais e depois estudado
de onde veio cada um dos ingredientes utilizados: toma-
te, alface, pão, queijo e mortadela de frango sendo possível
compreender que todos esses alimentos precisaram do solo
para existir.
Assim, os alunos concluíram que é muito importante
cultivar e cuidar do solo, pois sem ele não haveria alimentos.
Além disso, notaram que para plantar alimentos na horta,
deve-se cultivá-los usando adubo orgânico ao invés de ve-
nenos, pois o veneno passado na horta contamina os ali-
mentos que estão plantados e ainda polui a terra e a água.
Percebeu-se também que é importante fazer a rotação e
plantar vários tipos de verduras e legumes, além de deixar
alguns matinhos na horta para cobrir a terra e distrair os
bichinhos para não comerem a plantação.
O projeto de pesquisa desenvolvido com a turma do
1º ano foi voltado para os rios. Sabe-se que historicamente
os rios têm exercido um papel fundamental na vida huma-
na. Muitas cidades constituíram-se e foram povoadas a partir
das margens dos rios, onde os grupos que ali viviam podiam
usufruir da água disponível, para beber, dar de beber aos ani-