Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1793 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1793 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1793

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

tão, realizou-se a análise de suas características: cor, textura

e composição, assim como observamos as diferenças entre

elas, incluindo, cores variadas, espessura e odor.

Aprofundou-se o estudo de três tipos de solo: areia,

argila e terra fértil. Por meio de atividade artística de mo-

delagem com a argila reconheceu-se que esse tipo de solo

parece uma massinha, é úmido e mole, mas quando seca

fica bem duro. Reconheceu-se a areia por meio de brinca-

deira com a construção de castelos, buracos e comidinhas,

identificando que ela é fofa e cheia de grãos finos.

O conhecimento da terra fértil deu-se diante do tra-

balho na horta plantando rabanetes e cenouras, onde foi

possível conhecer que para plantar os alimentos na horta

é necessário adubar a terra com o adubo orgânico. Este é

feito na escola a partir de restos de alimentos, como cascas

e folhas. Para compreender a importância de cultivar o solo,

foram produzidos sanduíches naturais e depois estudado

de onde veio cada um dos ingredientes utilizados: toma-

te, alface, pão, queijo e mortadela de frango sendo possível

compreender que todos esses alimentos precisaram do solo

para existir.

Assim, os alunos concluíram que é muito importante

cultivar e cuidar do solo, pois sem ele não haveria alimentos.

Além disso, notaram que para plantar alimentos na horta,

deve-se cultivá-los usando adubo orgânico ao invés de ve-

nenos, pois o veneno passado na horta contamina os ali-

mentos que estão plantados e ainda polui a terra e a água.

Percebeu-se também que é importante fazer a rotação e

plantar vários tipos de verduras e legumes, além de deixar

alguns matinhos na horta para cobrir a terra e distrair os

bichinhos para não comerem a plantação.

O projeto de pesquisa desenvolvido com a turma do

1º ano foi voltado para os rios. Sabe-se que historicamente

os rios têm exercido um papel fundamental na vida huma-

na. Muitas cidades constituíram-se e foram povoadas a partir

das margens dos rios, onde os grupos que ali viviam podiam

usufruir da água disponível, para beber, dar de beber aos ani-