XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1799
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
A APROXIMAÇÃO DOS DIÁLOGOS
ENTRE PAULO FREIRE E BELL HOOKS
Luíza Zelinscki Lemos Pereira
1
Thífany Piffer
2
Palavras-chave:
bell hooks; Experiência; Entusiasmo; Paulo
Freire; Transgressão.
INTRODUZINDO O DIÁLOGO
Paulo Freire, em suas obras, apresenta, de forma ins-
piradora, novas maneiras de pensar sobre a realidade social
de determinados grupos e em determinados espaços. Nes-
sa lógica, bell hooks, em seu livro “Ensinando a transgredir:
educação como prática da liberdade”, identifica-se com os
diálogos levantados por Freire, em um momento de con-
tínuo questionamento acerca da política da dominação, o
impacto do racismo, do sexismo e da exploração de classe,
profundamente ligados à sua realidade.
A partir de um ângulo fundamentalista, bell hooks,
trabalha em Freire questões pouco abordadas, as quais tem
a necessidade do interrogatório, passíveis de dúvida e de
confronto quanto ao sistema de dominação.
O conceito utilizado por Freire de prática de liberdade,
dentro da educação, é expandido e ganha um espaço que
ultrapassa a fronteira dos contextos teóricos – feminismo e
movimento negro – em perspectiva prática ganham um sen-
tido amplo e coerente no campo da junção entre os saberes
de Paulo Freire e bell hooks, contemplando significados de
princípio teórico a práxis em sala de aula.
1
Acadêmica do curso de Licenciatura em História da UFFS
Campus
Erechim.
E-mail:
luluh.zelinscki@hotmail.com2
Acadêmica do curso de Licenciatura em História da UFFS
Campus
Erechim e
bolsista do grupo Práxis PET – Conexões de Saberes. E-mail:
thifanypiffer1@ gmail.com