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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1801

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

intuito da construção de formas de resistência ao racismo

e à supremacia branca, praticando a educação libertadora

inconscientemente.

Professora e escritora, bell hooks enfrenta problemas

do comum, principalmente, relacionados a preconceitos.

Trabalhando em cima da perspectiva freiriana, a construção

do diálogo e a desconstrução de padrões empíricos de uma

sociedade dominadora – dialoga com Paulo Freire, colocan-

do o escrito deste, como prática.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Construir uma política da pedagogia de Freire, ativida-

de social em favor da liberdade e contra a dominação, é com-

bater preconceitos dentro e fora de sala de aula. Dessa forma,

torna-se necessário a construção de espaços em que os alu-

nos possam tornar-se seres críticos e comunicativos através

do diálogo, fomentando a curiosidade e o entusiasmo dos

estudantes. “[...] a criatividade como uma fonte geradora de

mudanças sociais. ” (EVARISTO, Conceição, 2003, p.10).

Essa realidade pode ser alcançada, diante de experiên-

cias tanto de Paulo Freire quanto de bell hooks, através do

uso de tom de voz informal, em tom de diálogo horizontal

na relação professor-aluno.

No sexto capítulo de “Medo e Ousadia: o cotidiano

do professor”, Freire expõe que o educador conhece o ma-

terial de estudo melhor que os estudantes, porém, deve

reaprender os conteúdos e conceitos propostos através do

processo educativo. Bell hooks também dialoga sobre esse

tema, defendendo uma pedagogia engajada, a qual busca

não apenas capacitar os alunos, mas também proporcionar

um espaço de crescimento para o professor diante da au-

toatualização.

O reflexo de professores de bell hooks, consolidou a

luta de contradição ao sistema, espelhado nos modelos que

a escritora-professora rejeitava como exemplos de sua for-

mação educadora. A sala de aula feminista era vista como o

único espaço de criticidade dos processos pedagógicos que,