XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
intuito da construção de formas de resistência ao racismo
e à supremacia branca, praticando a educação libertadora
inconscientemente.
Professora e escritora, bell hooks enfrenta problemas
do comum, principalmente, relacionados a preconceitos.
Trabalhando em cima da perspectiva freiriana, a construção
do diálogo e a desconstrução de padrões empíricos de uma
sociedade dominadora – dialoga com Paulo Freire, colocan-
do o escrito deste, como prática.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Construir uma política da pedagogia de Freire, ativida-
de social em favor da liberdade e contra a dominação, é com-
bater preconceitos dentro e fora de sala de aula. Dessa forma,
torna-se necessário a construção de espaços em que os alu-
nos possam tornar-se seres críticos e comunicativos através
do diálogo, fomentando a curiosidade e o entusiasmo dos
estudantes. “[...] a criatividade como uma fonte geradora de
mudanças sociais. ” (EVARISTO, Conceição, 2003, p.10).
Essa realidade pode ser alcançada, diante de experiên-
cias tanto de Paulo Freire quanto de bell hooks, através do
uso de tom de voz informal, em tom de diálogo horizontal
na relação professor-aluno.
No sexto capítulo de “Medo e Ousadia: o cotidiano
do professor”, Freire expõe que o educador conhece o ma-
terial de estudo melhor que os estudantes, porém, deve
reaprender os conteúdos e conceitos propostos através do
processo educativo. Bell hooks também dialoga sobre esse
tema, defendendo uma pedagogia engajada, a qual busca
não apenas capacitar os alunos, mas também proporcionar
um espaço de crescimento para o professor diante da au-
toatualização.
O reflexo de professores de bell hooks, consolidou a
luta de contradição ao sistema, espelhado nos modelos que
a escritora-professora rejeitava como exemplos de sua for-
mação educadora. A sala de aula feminista era vista como o
único espaço de criticidade dos processos pedagógicos que,