XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1807
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
sala de aula, na construção do conhecimento. O autor des-
taca que por meio do diálogo entre professores e alunos se
estabelecem possibilidades comunicativas e na sua raiz está
a transformação do educando em sujeito de sua própria
história. Nesse processo de educação problematizadora, o
professor aprende enquanto ensina, por intermédio do diá-
logo com seus educandos, estimulando o ato
cognoscente
de ambos, isto é, ensina e aprende a refletir criticamente.
O processo de educação é de conscientização huma-
na, pois só o homem tem consciência de sua incompletude
e, por isso, busca compreender o mundo que vive, em sua
finitude. Porém, é no ser que transforma que ele percebe a
sua importância; portanto, é na educação problematizadora
que gera história na qual se humaniza a sociedade.
Outro tema que Freire (2003) aborda é a dialogicida-
de – essência da educação como prática de liberdade – e
enfatiza o quanto é importante o desenvolvimento no diá-
logo no processo educativo. A comunicação é expressa pelo
direito de dizer palavra e pela ação; por isso, a verdade tem
que estar constante nesses dois momentos de construção
da educação, tanto do aluno quanto do professor. É isso
que dá sentido ao mundo em que os homens vivem e se
relacionam. Ensinar e aprender são uma constante investi-
gação, porém Freire adverte para que não torne o homem,
nesse processo, um mero objeto de investigação. Que não
se perca a essência do ser humano.
Em sua descrição sobre o sistema de opressão antidia-
lógico, Freire (2003) descreve que são quatro os elementos
utilizados para a realização da dominação. A primeira delas
é a
conquista
, método pelo qual o opressor impõe com jeito
sua cultura sobre o opressor; também, a
divisão das massas
para poder dominá-las, pois povo unido é sinal de perigo de
desordem social, esse é o discurso de quem oprime, por isso
se evita trabalhar conceitos como lutas, revoltas, união, etc;
depois, é pela
manipulação
que os opressores controlam e
conquistam as massas oprimidas para a realização de seus
objetivos; assim como a
invasão cultural
é um instrumento
da conquista opressora.