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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1811

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Neste contexto, Arendt (2002) destaca que a política já

tem o seu desenvolvimento e sua organização a partir da fa-

mília, pois essa trata da convivência entre os diferentes esta-

belecendo relações de poderes, e que no meio político alguns

participantes começam a bancar Deus, impondo questões.

A política surge no momento em que os espaços se

integram e se estabelecem como ponte entre um e outro,

e essa ponte deveria ser tarefa de construir um mundo tão

transparente para a verdade e inserção do todo, como a

criação de Deus com o homem.

Com isso, Arendt (2002) salienta que por não sermos

profissionais da política devemos ter preconceitos contra

ela, os quais não são juízos definidos. O autor (2002) men-

ciona que chegamos a uma situação na qual não sabemos,

pelo menos ainda, se mover politicamente e acrescenta

que “O perigo é a coisa política desaparecer no mundo.

Confundem aquilo que seria o fim da política com a po-

lítica em si, e apresentam aquilo que seria uma catástrofe

como inerente à própria natureza da política e sendo, por

conseguinte, inevitável” (P. 63).

Segundo Arendt (2002), a história, por vezes, tirou

o homem enquanto atuante desse cenário da política, seja

pela forma moderna de dominação total ou forças históricas

e poder – poder ainda articulado pelas massas menores. A

política organiza as diversidades absolutas, de acordo com

uma igualdade relativa e as suas diferenças.

No escrito, aparece que nenhum homem pode viver

sem preconceitos, não apenas porque não teria inteligência

ou conhecimento suficiente para julgar de novo tudo que

exigisse um juízo seu no seu decorrer de suas vidas, mas sim

porque tal fala de preconceito requeria um estado de alerta

sobre-humano. Por isso, a política tem de lidar sempre e

em toda parte com o esclarecimento e com a dispersão de

preconceitos, o que não significa se tratar, no caso de uma

educação para a perda de preconceitos, nem que aqueles

que se esforcem para fazer tal esclarecimento sejam livres

de preconceitos.