XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Neste contexto, Arendt (2002) destaca que a política já
tem o seu desenvolvimento e sua organização a partir da fa-
mília, pois essa trata da convivência entre os diferentes esta-
belecendo relações de poderes, e que no meio político alguns
participantes começam a bancar Deus, impondo questões.
A política surge no momento em que os espaços se
integram e se estabelecem como ponte entre um e outro,
e essa ponte deveria ser tarefa de construir um mundo tão
transparente para a verdade e inserção do todo, como a
criação de Deus com o homem.
Com isso, Arendt (2002) salienta que por não sermos
profissionais da política devemos ter preconceitos contra
ela, os quais não são juízos definidos. O autor (2002) men-
ciona que chegamos a uma situação na qual não sabemos,
pelo menos ainda, se mover politicamente e acrescenta
que “O perigo é a coisa política desaparecer no mundo.
Confundem aquilo que seria o fim da política com a po-
lítica em si, e apresentam aquilo que seria uma catástrofe
como inerente à própria natureza da política e sendo, por
conseguinte, inevitável” (P. 63).
Segundo Arendt (2002), a história, por vezes, tirou
o homem enquanto atuante desse cenário da política, seja
pela forma moderna de dominação total ou forças históricas
e poder – poder ainda articulado pelas massas menores. A
política organiza as diversidades absolutas, de acordo com
uma igualdade relativa e as suas diferenças.
No escrito, aparece que nenhum homem pode viver
sem preconceitos, não apenas porque não teria inteligência
ou conhecimento suficiente para julgar de novo tudo que
exigisse um juízo seu no seu decorrer de suas vidas, mas sim
porque tal fala de preconceito requeria um estado de alerta
sobre-humano. Por isso, a política tem de lidar sempre e
em toda parte com o esclarecimento e com a dispersão de
preconceitos, o que não significa se tratar, no caso de uma
educação para a perda de preconceitos, nem que aqueles
que se esforcem para fazer tal esclarecimento sejam livres
de preconceitos.