XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Em um recorte mais geral, porém breve e nas entre-
linhas, deseja-se produzir um manifesto, na linhagem do
anúncio-denúncia freireano, evidenciando a forte presença
das autorias femininas envolvidas em estudos de Paulo Frei-
re e, de modo específico, realçar o labor de uma das autoras
que tem colaborado, de modo muito significativo, na luta
pela afirmação da presença de Paulo Freire no sul do Bra-
sil. Trata-se da estudiosa e pesquisadora freireana Ana Lúcia
Souza de Freitas, ela que tem construído toda a sua traje-
tória profissional baseada nos estudos, leituras, posições e
pensamentos de Paulo Freire.
Desde a defesa de seu Mestrado (1999), entrelaçando
com seu doutoramento em Educação pela PUCRS (2005) e
pós-doutorado em Educação pela Liverpool Hope University
(2015), a autora em questão estudou e aprofundou seus es-
tudos em Freire. Exerceu docência na Rede Estadual do RS
e na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, trabalhan-
do também como assessora pedagógica da SMED, sempre
buscando elaborar processos e projetos no campo freirea-
no. Atuando como docente na Faculdade de Educação do
UNILASALLE, da FURG e da PUCRS, nesta última tendo inte-
grado a Coordenadoria de Avaliação e a Coordenadoria de
Ensino da Pró-Reitoria Acadêmica, fazendo representações
concretas e de lutas internas, na defesa de uma educação
emancipatória. Exerceu a Coordenação de Área do Progra-
ma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
no Curso de Pedagogia, produzindo com as estudantes pro-
jetos autônomos investigativos, em bases freireanas. Atual-
mente, integra o corpo docente do Mestrado Profissional
em Gestão Educacional da UNISINOS, atuando na linha de
pesquisa Gestão Escolar e Universitária, e sua plataforma de
pesquisa segue trazendo a presença de Paulo Freire em to-
dos os seus movimentos.
Pelas andanças intelectuais que os autores e as auto-
ras realizam, enquanto pesquisadoras e pesquisadores, no
decorrer de seus processos investigativos, vão constituindo
alinhamentos, afinações e amizades intelectuais com outros
autores e autoras do mesmo campo científico ou não, pois