XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
PERCEPÇÕES, APRENDÊNCIAS, FIAÇÕES CONTÍNUAS SE
PRODUZINDO
A primeira obra publicada por Freitas (2001), intitulada
Pedagogia da Conscientização – um legado de Paulo Freire
à formação de professores, pousa e se assenta em um olhar
reflexivo radicalizado sobre a produção teórica de Freire, em
especial na década de 90, discutindo producentemente o
desafio da reinvenção da escola na década de 90, trazendo à
luz três portais cognoscentes freireanos: a esperança como
dimensão política, a curiosidade como dimensão epistemo-
lógica e a alegria como dimensão estética. Pela organicidade
dessas três dimensões, discute a formação, conscientização
e reinvenção da escola na perspectiva da gestão democrá-
tica como uma relação em permanente construção, atra-
vessada pela práxis educativa libertadora e o pensamento
e identidade do educador e educadora progressistas, pela
professoralidade e profissionalização docente.
O modo como Freitas produz essa escrita organiza-
-se pela prática da
rigorosidade metódica
(FREIRE, 1997) em
si mesma, que expressa-se pelo primeiro saber necessário
à prática educativa (STRECK, 2010), assim como abraça os
processos de disciplina e esforços nas leituras, releituras,
compreensões, interpretações e anúncios da obra freireana,
cuidando nos modos de fazer esse anúncio, colocando-se
junto aos processos de denúncia freireana, observando os
inéditos-viáveis de cada texto, de cada dito, de Freire e por
Freire. Como Freire aborda os objetos em estudo de muitos
ângulos, como uma didática singular, para facilitar as com-
preensões de quem o lê, Freitas (2001, 2014) desfia, ainda
mais, cada um desses ângulos, trazendo novos elementos
para serem pensados, detalhamentos de como haveria de
ter se dado àquela menção de Freire, a historicidade do que
está sendo dito, informações bibliográficas abundantes, da-
tações, riqueza de detalhes, que fazem a matéria freireana
se desfiar e fiar outros saberes e problematizações. Nesse
processo, experimenta-se um ler deleitoso, uma leitura de-
leite, uma profundidade do que se está buscando.