1824
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
subjetividade possível de ser percebida, criada e recriada
confirma a aproximação de ambos os pensamentos.
As provocações que as escritas de Ana Lúcia de Sou-
za Freitas têm produzido no grupo de estudos são as mais
caras conclusões (sempre provisórias) de que enquanto são
lidas, elas são pensadas em ações possíveis, recriadas a par-
tir das que são apontadas e criadas a partir das liberdades
que essas escritas produzem nos leitores e leitoras. Dessa
experiência, em
caderno de artífice
que o grupo tem como
objeto co-pensador e artistador, surgem escritas, como essa
que está sendo compartilhada nessa roda freireana. Outras,
todas muito distintas entre si têm sido produzidas, e estão
se fiando para serem compartilhadas em próximos encon-
tros e espaços freireanos.
Fiar uma escrita e desfiar uma escrita a partir de Freire
é um desafio imensurável, tanto quanto fiar e desfiar escritas
e pensamentações a partir de quem escreve Freire na pul-
sação de Freire por si mesmo, em intenção sempre coletiva,
intuída pela construção da ética universal humana, a que ele
tanto defende, em todas as suas escritas.
Entre fiações e desfiações caminhamos todos e to-
das. Entre cadernos de artífices, círculos de leitura, grupos
de estudos, fóruns de leituras, vivas ações e vivas reflexões
aprendidas a fazer com Paulo Freire, caminhamos, movi-
mentados e movimentadas pela esperança, pela curiosidade
e pela alegria cultural tão presentes nas obras dessa autora
e desse autor – ambos constructos humanos sempre a lem-
brar. Entre fiações e desfiações caminha Freitas (2001, 2014),
que representa a voz do
feminino do sul
a afirmar a palavra,
o pensamento e a ação freireana, mesmo em tempos tão
difíceis.
REFERÊNCIAS
ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto.
Apresentação do
livro Pedagogia da Conscientização – Um legado
de Paulo Freire à formação de professores.
Porto
Alegre, EDIPUC, 2002.