Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1824 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1824 / 2428 Next Page
Page Background

1824

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

subjetividade possível de ser percebida, criada e recriada

confirma a aproximação de ambos os pensamentos.

As provocações que as escritas de Ana Lúcia de Sou-

za Freitas têm produzido no grupo de estudos são as mais

caras conclusões (sempre provisórias) de que enquanto são

lidas, elas são pensadas em ações possíveis, recriadas a par-

tir das que são apontadas e criadas a partir das liberdades

que essas escritas produzem nos leitores e leitoras. Dessa

experiência, em

caderno de artífice

que o grupo tem como

objeto co-pensador e artistador, surgem escritas, como essa

que está sendo compartilhada nessa roda freireana. Outras,

todas muito distintas entre si têm sido produzidas, e estão

se fiando para serem compartilhadas em próximos encon-

tros e espaços freireanos.

Fiar uma escrita e desfiar uma escrita a partir de Freire

é um desafio imensurável, tanto quanto fiar e desfiar escritas

e pensamentações a partir de quem escreve Freire na pul-

sação de Freire por si mesmo, em intenção sempre coletiva,

intuída pela construção da ética universal humana, a que ele

tanto defende, em todas as suas escritas.

Entre fiações e desfiações caminhamos todos e to-

das. Entre cadernos de artífices, círculos de leitura, grupos

de estudos, fóruns de leituras, vivas ações e vivas reflexões

aprendidas a fazer com Paulo Freire, caminhamos, movi-

mentados e movimentadas pela esperança, pela curiosidade

e pela alegria cultural tão presentes nas obras dessa autora

e desse autor – ambos constructos humanos sempre a lem-

brar. Entre fiações e desfiações caminha Freitas (2001, 2014),

que representa a voz do

feminino do sul

a afirmar a palavra,

o pensamento e a ação freireana, mesmo em tempos tão

difíceis.

REFERÊNCIAS

ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto.

Apresentação do

livro Pedagogia da Conscientização – Um legado

de Paulo Freire à formação de professores.

Porto

Alegre, EDIPUC, 2002.