XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1827
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
A PRÁXIS PEDAGÓGICA PARA
A REALIZAÇÃO DAS UTOPIAS: UMA
APROXIMAÇÃO ENTRE ERNST
BLOCH E PAULO FREIRE
Rafael de Brito Vianna
1
RESUMO
: Este trabalho é fruto de uma série de reflexões
teóricas promovidas no Seminário “Educação e Possibilida-
de” no Mestrado em Educação- UNISC em 2013 e ministra-
do pela Profª. Suzana Guerra Albornoz. Devido ao atual mo-
mento de aprofundamento de crise, tais reflexões e aproxi-
mações entre Paulo Freire e Bloch se tornam pertinentes, já
que vimos o avanço de políticas neoliberais no Brasil e con-
servadoras e ameaçam a potencialidade emancipatória da
educação em nosso país. Proponho aqui, debater o papel da
escola à luz da emancipação e possibilidades, considerando
as mudanças como frutos do pensamento utópico, materia-
lizadas através da práxis pedagógica. Abrir um diálogo que
mostre a necessidade da prática docente estar embebida no
princípio da esperança vista como libertadora e emancipa-
tória em tempos onde as utopias são massacradas pela na-
turalização das contradições sociais e a resistência se torna
difícil de concretizar em meio ao imediatismo e o balcão
de trocas em que a educação se transformou no contexto
de uma economia global e neoliberal. Metodologicamente,
este trabalho foi construído através de uma revisão biblio-
gráfica para a realização do seminário exposto acima com o
esforço de aproximar o pensamento destes dois a respeito
do conceito de utopias e esperanças entendidas como rea-
lizáveis através da práxis social. No caso específico, proble-
matizar na educação a potencialidade da prática pedagógi-
ca para a transformação das realidades.
1
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Univer-
sidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista Prosup-CAPES/ Modalida-
de I. Pesquisador do Grupo História, memórias e narrativas em Educação.
E-mail:
rafaelbritov@mx2.unisc.br