Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1831 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1831 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1831

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

CARTA PEDAGÓGICA - SOBRE O

ESTADO DO CONHECIMENTO DO EIXO

TEMÁTICO PAULO FREIRE EM DIÁLOGO

COM OUTROS AUTORES E AUTORAS 

Ana Lúcia Souza de Freitas

1

Palavras-chave:

Diálogo. Outros autores/as. Fórum de Estu-

dos. Leituras de Paulo Freire. Eixos temáticos.

Destinatários/as: Participantes do Fórum de Estudos:

Leituras de Paulo Freire 

Queridas e queridos participantes do Fórum 

É com alegria que me dirijo a vocês, por meio desta

Carta Pedagógica que intitulei

O estado do conhecimento do

eixo temático Paulo Freire em diálogo com outros autores e

autoras

. O título é bastante ousado, não por acaso. Com este

título, mais do que referir o conteúdo do que escrevo neste

momento, pretendo chamar atenção para a necessidade de

realizarmos estudos sobre o estado do conhecimento não

apenas neste eixo temático, mas também nos demais eixos

que integram o Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.

Esta proposição se justifica por um motivo óbvio: se

considerarmos que os estudos do tipo estado do conheci-

mento têm a intenção de analisar a produção já existente,

tendo em vista subsidiar a proposição de novas produções,

esta é uma iniciativa fundamental para a organização de um

evento que completa 20 anos de existência. Considerando

a relevância deste tipo de estudos, importa também des-

tacar que esta não é uma tarefa simples, especialmente se

considerarmos que a própria natureza do objeto de estudo

– o Fórum –, cuja organização, marcada pela itinerância em

1

Doutora em Educação (PUCRS), com pós-doutorado em Pedagogia Crítica

(Liverpool Hope University); professora e pesquisadora no Mestrado Pro-

fissional em Gestão Educacional (MPGE) da Universidade do Vale do Rio

dos Sinos (UNISINOS).

anafr@unisinos.br