XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1831
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
CARTA PEDAGÓGICA - SOBRE O
ESTADO DO CONHECIMENTO DO EIXO
TEMÁTICO PAULO FREIRE EM DIÁLOGO
COM OUTROS AUTORES E AUTORAS
Ana Lúcia Souza de Freitas
1
Palavras-chave:
Diálogo. Outros autores/as. Fórum de Estu-
dos. Leituras de Paulo Freire. Eixos temáticos.
Destinatários/as: Participantes do Fórum de Estudos:
Leituras de Paulo Freire
Queridas e queridos participantes do Fórum
É com alegria que me dirijo a vocês, por meio desta
Carta Pedagógica que intitulei
O estado do conhecimento do
eixo temático Paulo Freire em diálogo com outros autores e
autoras
. O título é bastante ousado, não por acaso. Com este
título, mais do que referir o conteúdo do que escrevo neste
momento, pretendo chamar atenção para a necessidade de
realizarmos estudos sobre o estado do conhecimento não
apenas neste eixo temático, mas também nos demais eixos
que integram o Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.
Esta proposição se justifica por um motivo óbvio: se
considerarmos que os estudos do tipo estado do conheci-
mento têm a intenção de analisar a produção já existente,
tendo em vista subsidiar a proposição de novas produções,
esta é uma iniciativa fundamental para a organização de um
evento que completa 20 anos de existência. Considerando
a relevância deste tipo de estudos, importa também des-
tacar que esta não é uma tarefa simples, especialmente se
considerarmos que a própria natureza do objeto de estudo
– o Fórum –, cuja organização, marcada pela itinerância em
1
Doutora em Educação (PUCRS), com pós-doutorado em Pedagogia Crítica
(Liverpool Hope University); professora e pesquisadora no Mestrado Pro-
fissional em Gestão Educacional (MPGE) da Universidade do Vale do Rio
dos Sinos (UNISINOS).
anafr@unisinos.br