XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1833
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
locam porque devem (os "engajados" – para usar
uma palavra cara aos dos anos 1960 – os "compro-
metidos com o outro, com uma causa") (BRANDÃO,
2010, p. 41).
Partindo deste sentido da andarilhagem como com-
prometimento com o outro e com uma causa é que com-
partilho, no segundo momento desta Carta Pedagógica, as
primeiras considerações de um estudo sobre o eixo temá-
tico
Paulo Freire em diálogo com outros autores e autoras
.
Conforme já referido, os eixos temáticos têm variado con-
forme cada edição do evento, portanto, a análise da pre-
sença
de cada um dos eixos temáticos, levando em conta
sua historicidade nestes vinte anos, é um relevante campo
de estudos que se vislumbra. Nesta direção é que se apre-
sentam a seguir algumas considerações sobre
Paulo Freire
em diálogo com outros autores e autoras
, um
dos 16 eixos
temáticos propostos nesta XX edição do Fórum.
Diferentemente dos demais,
o eixo temático
Paulo
Freire em diálogo com outros autores e autoras
vem se reali-
zando de forma mais continuada. Este eixo tem origem nas
proposições da décima edição do Fórum, realizada na Uni-
sinos, no ano de 2008. Podemos considerar que este é um
eixo temático que resulta da "maturidade" da experiência
do Fórum, visto que também foi nesta edição que cada eixo
temático passou a apresentar uma pequena ementa a fim de
melhor orientar as inscrições dos trabalhos. Neste eixo, com
a seguinte redação:
Estudos que proponham a aproximação teórico-
-prática do legado freireano com outras constru-
ções teóricas de autores/as clássicos/as ou con-
temporâneos/as. Com o objetivo de problematizar
e dialogar, buscamos convergências e divergências
que possam contribuir para a atualização da peda-
gogia de Freire.
A partir da décima edição, realizada no ano de 2008,
e até a vigésima, no ano de 2018, este eixo esteve presente
em 09 das 11 últimas edições do Fórum, com uma descon-