XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1837
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS
ENTRE PAULO FREIRE, IVAN ILLICH
E A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA
Carlos Roberto da Silva Machado
1
Horácio Rodrigo Souza Rodrigues
2
Leonardo Leite da Cunha
3
Palavras-chave:
pedagogia libertadora; sociedade desesco-
larizada; pedagogia libertária; autogestão pedagógica.
INTRODUÇÃO
Dentre as principais considerações críticas acerca da
relação entre educação e sociedade, principalmente no que
concerne a perspectivas de transformação social, desde a se-
gunda metade do século XX até início do XXI, os esforços de
Paulo Freire e Ivan Illich representaram sólidas contribuições
para esta problemática. Para além de suas semelhantes (pre)
ocupações intelectuais, ambos também compartilharam em
vida de tempos e espaços relativamente semelhantes, sendo
que algumas de suas principais obras dizem respeito às déca-
das de 1960 e 1970 abrangendo, entre outras nações, ques-
tões educacionais pertinentes aos países latino-americanos.
Tendo em vista que a América Latina atualmente está
sob ataque das iniciativas neoliberais, com vários países vi-
venciando situações de golpe de estado, consumados ou
não (Brasil, Paraguai, Venezuela). Para, além disso, cada vez
1
Doutor em Educação (UFRGS). Professor de Políticas Públicas da Educação
(IE-FURG), coordenadores do Observatório dos Conflitos do extremo sul
do Brasil,
carlosmachado2004furg@gmail.com2
Bacharel em Oceanologia (FURG) e mestrando em Educação Ambiental
(PPGEA-FURG), bolsista CAPES/DS, membro do Observatório dos Conflitos
urbanos e socioambientais do extremo sul do Brasil,
horacio.r.sr@gmail.com3
Licenciado em História (URCAMP), especialista em Alfabetização e Letra-
mento (UNIMEP) e mestrando em Educação Ambiental (PPGEA-FURG),
bolsista CAPES/DS, membro do Observatório dos Conflitos urbanos e so-
cioambientais do extremo sul do Brasil,
leonardolcunha@gmail.com