1818
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
por aberturas cognoscentes e políticas, aproximações cientí-
ficas, filiações ou alinhamentos, as pesquisas se expandem e
se abrem a novas possiblidades, já que a natureza do olhar,
em si mesmo, é para ler mundos. Os exercícios de aproxi-
mações autorais produzem novas reflexões e conhecimen-
tos. De fato, esses movimentos conferem uma expansão
de olhares sobre um conjunto de autores e autoras e seus
pensamentos, porém o risco de sobrevoos sobre cada um,
impedindo ou obstaculizando o aprofundamento de cada
pensamento autoral existe, é real. Percebe-se que a escrita
de Ana Lúcia Souza de Freitas, com toda a sua complexida-
de e identidade autoral permanece em águas freireanas de
base e, por essas águas, busca outras autorias identificadas
para marejarem juntas – essa foi sua escolha e esse é o seu
propósito em vida autoral. Por essa diferença, o grupo de
estudos escolheu, pela matriz freireana, suas duas obras pu-
blicadas como objeto de estudo, para o biênio 2018-2019.
MODO PENSADO PARA PENSAR UMA VIDA AUTORAL
FEMININA ATRAVESSADA PELA VASTIDÃO DA OBRA
FREIREANA
Nesse modo de se movimentar, a Poiesis, enquan-
to grupo de estudos, observa essa autora na fiação de sua
escrita, por um processo de desfiação da escrita de Freire.
Pelas leituras que têm sido feitas em modo de estudos e
problematizações, percebe-se um modo rigorosamente me-
tódico, o qual desfia cada ideia de Freire, situando logo o
leitor sobre o que está sendo dito, de modo mais detalhado
- desfiado, mas que já produz uma nova fiação. Desse modo,
vai ampliando o olhar de quem lê, a partir de multiarticula-
ções, produzindo um processo de fiação e desfiação contí-
nuas ou entrelaçadas, que não passa desapercebido a uma
leitura orientada pela atenção plena, como tem sido a desse
grupo de estudos.
Nina Veiga, em sua tese de doutorado (2015), trata
o “fiar a escrita” como um dos mais potentes conceitos da
escrita. Diz ela: