XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1813
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
de e o mundo -, tomamos a liberdade como tema gerador.
Ela considera o ser social como sujeito ativo de sua realida-
de e não como objeto passivo de um sistema dominante,
diante do qual é impotente.
Contudo, a apropriação do capital cultural, a estrutura
social e o desenvolvimento da cultura e dos estudos são os
principais fatores relacionados à liberdade da opressão. Dian-
te do trabalho apresentado, podemos observar que o fator
Capital Cultural e
habitus
dialogam para com a vida, em suas
relações pessoais, pois, desde que aprimorado o seu capital,
melhor será o seu desenvolvimento e sua libertação.
REFERÊNCIAS
ARENDT, Hannah. O que é política? / Hannah Arendt; [edito-
ria, Ursula Ludz]; 3 ed. tradução de Reinaldo Guarany.
3 ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 240 p.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação / Maria Alice e Afrâ-
nio Catani. (Org.) – Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 32 ed. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 2003.