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1810

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ficados os diplomados e não os diplomados, as-

sociando-se ao econômico um investimento no

capital escolar.

Para Bourdieu (1999), o aprimoramento teórico permi-

te ampliar as funções perante às “novas” conjunturas sociais

e culturais de educação, possibilitando que práticas escola-

res subjetivas de identidade dos sujeitos se integrem ao ca-

pital cultural. De acordo com o autor, a cultura escolar apre-

senta-se pelos currículos como prática cultural dominante,

distinguindo alunos, de forma a considerar a interação com

maior facilidade à classe dominante. Já o aluno com menor

capital cultural, de origem de classe popular, apresenta pou-

cos

habitus

. No entanto, Bourdieu (1999) considera que a

escola não trata os alunos como desiguais e que seu sucesso

depende do mérito de suas capacidades e habilidades em

realizar as tarefas. Dessa forma, assegura o autor que a es-

cola parte do pressuposto de todos serem iguais em direitos

e deveres, sendo ela a reprodutora das ordens sociais.

Consequentemente, ele considera que a escola de-

veria propiciar aos alunos costumes e condições, tanto aos

filhos da classe dominante quanto os filhos oriundos de ou-

tras classes. Para o autor, o conceito de

habitus

apresen-

ta-se como apropriado às subjetivas que desencadeiam os

objetivos. Essas, encontradas em nosso universo social, nos

permitem o debate entre pensamentos diferentes.

Arendt (2002) fala sobre o que é política. A autora traz

reflexões acerca da política e aponta entendimento sobre o

tema na década de 50 e de seu modo em dias atuais, que

podemos estabelecer afinidades. Apresenta suas colocações

sobre o que é política e qual sua diferença e se essa faz di-

ferença na vida do sujeito.

A política baseia-se na pluralidade dos homens, uma

vez que Deus criou o homem, e este é produto da natureza

humana. Filosoficamente, não encontraram nenhuma res-

posta válida à política, visto que ela jamais atinge a mesma

profundidade – a falta da profundidade de pensamento não

revela outra coisa senão a sua própria ausência.