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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Então, Arendt (2002) destaca que a igualdade e a li-
berdade são o espaço da política. Mas, às vezes, a concep-
ção segundo a qual a liberdade dos homens precisa ser sa-
crificada para o desenvolvimento histórico, cujo processo só
pode ser impedido pelo homem quando este age e se move
em liberdade. Esse é o espaço político comum a todos nós,
e só é possível no trato com os outros.
Sendo assim, a política nos dias de hoje é percebida
como conveniência ou inconveniência dos meios públicos,
já que é a força do homem sobre o estado e demais meios.
A autora destaca que a força é um fenômeno do indivíduo
ou da minoria, ligada ao poder, que é possível entre muitos.
Nesse contexto, surge um aumento monstruoso do poten-
cial da força – por sua vez, provocado pelo poder de um
espaço organizado, mas que depois, como todo potencial
de força, aumenta e se desenvolve às custas do poder.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Portanto, os conceitos pedagógicos pelos quais o
educador deve enveredar-se para uma transformação no
contexto social de dominação se dá por meio do processo
de educar. Opressores e oprimidos são vítimas da mesma
inconsciência. A conscientização se concretiza por um pro-
cesso gradual em que se busca a liberdade, sem produzir
novos opressores e oprimidos.
Dessa forma, podemos entender que o sistema edu-
cacional de hoje também continua a disseminar a opressão,
não por causa do professor, mas pelas condições de traba-
lho que lhe é imposto. O educador, hoje, é tão vítima como
o oprimido, pois é meramente mais um deles. Resultado de
discordância - silenciosa com tanta coisa imposta - e conse-
quente rejeição política.
Acreditamos numa educação que problematiza, ques-
tiona as ideias e os fatos tidos como “naturais”, ao contrá-
rio da “educação bancária”, que serve ao conformismo e é
um dos principais instrumentos da opressão e do capitalis-
mo. Nessa relação de oprimido e opressor - com a socieda-