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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Freire (2003) complementa colocando os elementos da
ação dialógica, que são a colaboração, a união, a organização
e a síntese cultural. Desse modo, o diálogo entende o ou-
tro como o outro e respeita a sua culturalidade. A união da
massa oprimida se faz necessária e é papel do representante
dessa classe mantê-la unida para ganhar força de transforma-
ção. A organização é um aporte da união das massas, mas é,
também, um sinal de liberdade para os oprimidos. A síntese
cultural fundamenta-se na compreensão e confirmação da
dialeticidade, que compõem a estrutura social.
Bourdieu (1999) apresenta a sua familiaridade entre
seu pensamento com o de Freire (1999), buscando com-
preender com clareza o espaço existente na sociedade, sem
considerar o antagonismo – força contrária de um sistema,
de um grupo social –, ou seja, as forças das classes e lutas
acontecem entre si. Diante do pensamento econômico, a
ruptura acentua-se ao intelectual, pois ao ignorar as lutas o
campo social afirma-se com verdadeiro processo de conhe-
cimento a ser captado por objetos externos.
Na amplitude do sentido, Bourdieu (1999) destaca
as representações sociológicas e a legitimidade – confor-
midade propiciada pelo governo, permitindo o bom poder,
transformando-se em razão e moralização da política. Par-
tindo desse conceito, os atores sociais detêm de competên-
cias fixas ou não, mas se explicam pelos comportamentos
subjetivos.
Bourdieu (1999) define esse processo com a consti-
tuição de
habitus
, enquanto inquietação que leva a buscar
novos paradigmas e conhecimentos de um mundo social,
baseado em correntes filosóficas. Estas apresentam caracte-
rísticas
fenomenológicas
, subjetivo àquilo de particularidade;
estruturalismo
, objetivismo que considera o conhecimento,
a partir da captação das mensagens dos objetos externos.
Desse modo, o conceito de
habitus,
destacado por Bour-
dieu (1999), proporciona a compreensão que acontece entre
as estruturas de conhecimento de cada sujeito e as práticas
que esse realiza.