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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
INTRODUÇÃO
O ser humano é social por natureza, ou seja, as pes-
soas desfrutam de programas em grupo. A vida social tem
por significado o padrão de comportamento do indivíduo
em seu meio. Isso ocorre por intermédio de suas relações,
ao contatar com os amigos, travar novos relacionamentos,
sentir a visão que os outros têm da sociedade e interagir,
fazendo com que as pessoas saibam conviver em sociedade
com responsabilidade e compromisso com os pares.
O processo de constituição e desenvolvimento so-
cial tem como eixo central o trabalho realizado por Frei-
re, Arendt
e
Bourdieu. Durante esse processo, o indivíduo
transforma a si mesmo, a sua natureza interior, por uma
natureza humanizada constituída pelo histórico-social. No
trabalho e em diversos ambientes sociais, o indivíduo en-
contra pessoas com as quais precisa conviver com respeito
e civilidade.
A vida social constitui seu espaço desde a infância, em
que se aprende sobre a convivência com os demais. De cer-
ta forma, a iniciativa vem dos pais ao procurarem socializar
seus filhos na escola, no relacionamento com os colegas e
professores, ensinar regras de boa conduta, dar bons exem-
plos, mostrar a disparidade entre o bem e o mal, a fim de
que os relacionamentos aconteçam de forma harmônica e
responsável.
De acordo com o objetivo proposto em discutir as
questões teórica voltadas aos conceitos em
Pedagogia do
Oprimido,
de Paulo Freire;
Capital cultural
, de Pierre Bour-
dieu; e os conceitos de Hannah Arendt sobre o que é polí-
tica. Utilizou-se, neste trabalho, a metodologia qualitativa,
na qual busca as respostas que não são objetivas, assim
como o propósito não é contabilizar quantidades como
resultado, mas sim conseguir compreender os conceitos
de forma dialógica, entre as relações culturais entre opri-
midos e opressores.
Paulo Freire, filósofo brasileiro, propõe uma con-
cepção pedagógica como forma de relacionamento en-