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1804

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

INTRODUÇÃO

O ser humano é social por natureza, ou seja, as pes-

soas desfrutam de programas em grupo. A vida social tem

por significado o padrão de comportamento do indivíduo

em seu meio. Isso ocorre por intermédio de suas relações,

ao contatar com os amigos, travar novos relacionamentos,

sentir a visão que os outros têm da sociedade e interagir,

fazendo com que as pessoas saibam conviver em sociedade

com responsabilidade e compromisso com os pares.

O processo de constituição e desenvolvimento so-

cial tem como eixo central o trabalho realizado por Frei-

re, Arendt

 e

Bourdieu. Durante esse processo, o indivíduo

transforma a si mesmo, a sua natureza interior, por uma

natureza humanizada constituída pelo histórico-social. No

trabalho e em diversos ambientes sociais, o indivíduo en-

contra pessoas com as quais precisa conviver com respeito

e civilidade.

A vida social constitui seu espaço desde a infância, em

que se aprende sobre a convivência com os demais. De cer-

ta forma, a iniciativa vem dos pais ao procurarem socializar

seus filhos na escola, no relacionamento com os colegas e

professores, ensinar regras de boa conduta, dar bons exem-

plos, mostrar a disparidade entre o bem e o mal, a fim de

que os relacionamentos aconteçam de forma harmônica e

responsável.

De acordo com o objetivo proposto em discutir as

questões teórica voltadas aos conceitos em

Pedagogia do

Oprimido,

de Paulo Freire;

Capital cultural

, de Pierre Bour-

dieu; e os conceitos de Hannah Arendt sobre o que é polí-

tica. Utilizou-se, neste trabalho, a metodologia qualitativa,

na qual busca as respostas que não são objetivas, assim

como o propósito não é contabilizar quantidades como

resultado, mas sim conseguir compreender os conceitos

de forma dialógica, entre as relações culturais entre opri-

midos e opressores.

Paulo Freire, filósofo brasileiro, propõe uma con-

cepção pedagógica como forma de relacionamento en-