Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1800 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1800 / 2428 Next Page
Page Background

1800

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

PROBLEMATIZANDO A DISCUSSÃO

O período da escravidão, no caso do Brasil, carrega em

si o preconceito culturalmente racial, marcado pela tentativa

de mascarar o problema existente. A classe dominante que

conduzia o regime político de relações sociais, sempre per-

suadiu diferenças de cor como, também, diferenças cogniti-

vas, elencando, negros, como incapacitados intelectualmente.

Segundo a escrita de Freire na obra “Educação como

prática da liberdade”, a colonização brasileira apresentou-se

como fortemente predatória. O poder do senhor alongava-

-se das terras aos homens, a partir da mão-de-obra escra-

vocrata, indígena e, posteriormente, africana. Dessa forma,

o Brasil nasceu sem experiência de diálogo, sem a participa-

ção efetiva do povo nas problemáticas que os rodeavam. Os

indivíduos comuns foram excluídos da vida pública, perma-

necendo à margem dos acontecimentos.

Análogo a isso, nos Estados Unidos, em contexto de

segregação racial e dessegregação racial, habita a mesma

formatação de preconceito racial. No Sul do país, segundo

a experiência de bell hooks, negras de classe trabalhadora,

tinham a predileção de casar-se, trabalhar como empregada

doméstica ou lecionar em escola. Desde cedo, mantinha-se

a conformação de conscientização social e um molde de

personalidade desejado.

Minha casa era o lugar onde eu era obrigada a me

conformar à noção de outra pessoa acerca de quem

e o que eu deveria ser. A escola era o lugar onde eu

podia esquecer essa noção e me reinventar através

das ideias. (HOOKS, Bell, 2013, p. 11).

Em contraditoriedade, a resistência negra mostrava a

percepção cognitiva de alunos e alunas não-brancos, cate-

gorizando uma ação que reforçaria o conceito de prática

de liberdade, que na perspectiva do comprometimento com

a pedagogia feminista, bell hooks aglutinou fios das obras

do pensamento freiriano com a experiência adquirida atra-

vés de suas professoras negras, as quais ensinavam com o