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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
PROBLEMATIZANDO A DISCUSSÃO
O período da escravidão, no caso do Brasil, carrega em
si o preconceito culturalmente racial, marcado pela tentativa
de mascarar o problema existente. A classe dominante que
conduzia o regime político de relações sociais, sempre per-
suadiu diferenças de cor como, também, diferenças cogniti-
vas, elencando, negros, como incapacitados intelectualmente.
Segundo a escrita de Freire na obra “Educação como
prática da liberdade”, a colonização brasileira apresentou-se
como fortemente predatória. O poder do senhor alongava-
-se das terras aos homens, a partir da mão-de-obra escra-
vocrata, indígena e, posteriormente, africana. Dessa forma,
o Brasil nasceu sem experiência de diálogo, sem a participa-
ção efetiva do povo nas problemáticas que os rodeavam. Os
indivíduos comuns foram excluídos da vida pública, perma-
necendo à margem dos acontecimentos.
Análogo a isso, nos Estados Unidos, em contexto de
segregação racial e dessegregação racial, habita a mesma
formatação de preconceito racial. No Sul do país, segundo
a experiência de bell hooks, negras de classe trabalhadora,
tinham a predileção de casar-se, trabalhar como empregada
doméstica ou lecionar em escola. Desde cedo, mantinha-se
a conformação de conscientização social e um molde de
personalidade desejado.
Minha casa era o lugar onde eu era obrigada a me
conformar à noção de outra pessoa acerca de quem
e o que eu deveria ser. A escola era o lugar onde eu
podia esquecer essa noção e me reinventar através
das ideias. (HOOKS, Bell, 2013, p. 11).
Em contraditoriedade, a resistência negra mostrava a
percepção cognitiva de alunos e alunas não-brancos, cate-
gorizando uma ação que reforçaria o conceito de prática
de liberdade, que na perspectiva do comprometimento com
a pedagogia feminista, bell hooks aglutinou fios das obras
do pensamento freiriano com a experiência adquirida atra-
vés de suas professoras negras, as quais ensinavam com o