XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1803
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
A CULTURA COMO INSTRUMENTO DE
LIBERTAÇÃO: A PASSAGEM DA CONSCIÊNCIA
INGÊNUA À CONSCIÊNCIA CRÍTICA
Shirlei Alexandra Fetter
1
Raquel Karpinski
2
RESUMO
: Este artigo tem por objetivo realizar uma dis-
cussão teórica sobre o que é política, a partir dos conceitos
trazidos em
Pedagogia do Oprimido,
de Paulo Freire;
Ca-
pital cultural
, de Pierre Bourdieu; e os conceitos de Han-
nah Arendt. A temática concentra-se em torno do capital
cultural, valores e significados, que orientam e dão per-
sonalidade a um grupo social. Paulo Freire, em
Pedagogia
do Oprimido,
destaca uma nova forma de relacionamento
entre professor, estudante e sociedade; e Hannah Arendt
enfatiza a política enquanto razão de liberdade. Como me-
todologia, buscamos considerar os aspectos qualitativos
na relação dialógica sobre as concepções culturais de su-
jeito, desumanização, pela relação opressora e oprimidos,
enfatizando o convívio entre os diferentes. Enquanto resul-
tado, percebemos o processo de liberdade, o qual deve ser
visto como sentido por ambas as partes. A libertação do
estado de opressão requer uma ação social, não podendo,
portanto, acontecer isoladamente. Podemos concluir que
o homem é um ser social e isso justifica a necessidade de
consciência e transformação do seu meio. Neste sentido, a
educação tem a missão de despertar no aluno o questiona-
mento sobre a opressão da qual ele é vítima.
Palavras-chave:
Sociedade. Relações humanas. Oprimidos
e Opressores. Libertação.
1
Aluna PEC do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS,
fettershir- lei@gmail.com.2
Aluna PEC do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS,
raquelk@ faccat.br.