XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1791
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
PROJETOS DE INICIAÇÃO À PESQUISA
NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO UMA
PRÁTICA DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA
NA ESCOLA ZANDONÁ
1
Angela Barbara Rossetto
2
Maiara Mozer
3
Palavras-chave
: Criança. Terra. Rio. Natureza .Vida
A Escola Estadual de Educação Básica Antônio João
Zandoná há mais de dez anos trabalha com Projetos de Ini-
ciação à pesquisa em toda escola, dos anos iniciais do ensi-
no fundamental até o ensino médio. Desenvolvem-se proje-
tos de pesquisa com o objetivo de estimular o pensamento
científico a partir de problemáticas locais que contribuam
com outras leituras da realidade.
Esses projetos de iniciação à pesquisa são parte inte-
grante de um projeto maior, o Projeto Político Pedagógico
que busca a partir dos Temas Geradores problematizar os
conhecimentos do senso comum e contribuir mediante o
conhecimento a transformação social. O trabalho com te-
mas geradores tem na Pedagogia Libertadora de Paulo Frei-
re sua opção de trazer à tona a consciência crítica frente à
realidade. Freire, na obra Pedagogia do Oprimido nos reme-
te ao trabalho a partir da realidade no desenvolvimento de
uma educação libertadora.
O intuito desse trabalho é relatar duas práticas desen-
volvidas com as turmas do primeiro e segundo anos do ciclo
de alfabetização na referida escola o ano de 2016. Essas prá-
1
Escola Estadual de Educação Básica Antônio João Zandoná, do município
de Barra Funda- RS onde se vivencia um processo educativo na perspectiva
Freireana.
2
Pedagoga, professora alfabetizadora do 1º ano do Ciclo de Alfabetização
e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da referida escola.
3
Pedagoga, professora alfabetizadora do 2º ano do Ciclo de Alfabetização
da referida escola e professora do atendimento educacional especializado-
AEE da Escola Municipal Barra Funda.