1792
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ticas são alicerçadas na Pedagogia Crítica e buscam resgatar
a importância de uma educação não reprodutora de conhe-
cimentos, mas transformadora da realidade. A metodologia
dessa prática inicia com a escolha do tema gerador. O tema
gerador da escola para as turmas de anos iniciais no ano
de 2016 foi a fala coletada na comunidade escolar sobre a
temática ambiental: “Problema ambiental não vejo muito, só
o veneno e o esgoto que vai pro rio”.
Diante dessa visão ingênua, todas as turmas do Fun-
damental I desenvolveram projetos baseados nessa temáti-
ca. Cada turma partiu de uma problemática que contribuiu
na leitura da realidade e possibilidade de transformação.
Na turma do 2º ano buscou-se realizar um trabalho de
investigação da temática ambiental, pois essa é uma preo-
cupação de todas as gerações e atualmente com a urbaniza-
ção, degradação ambiental e avanço tecnológico as crianças
cada vez mais estão isoladas do convívio com a natureza e
do contato com a terra. Muitos têm consciência de que a
água e o ar limpos são necessários para a preservação da
saúde, mas poucos sabem que a manutenção da vida tam-
bém depende do solo.
Os estudos desenvolvidos com essa turma partiram
da problemática “Como podemos reconhecer os benefícios
que o solo nos oferece utilizando-o de maneira sustentá-
vel?” Assim, buscou-se resgatar o contato delas com o solo,
elemento fundamental para a vitalidade humana, investi-
gando a importância deste para os seres vivos, e conscien-
tizando-os da sua importância para o meio ambiente e a
manutenção da vida.
Para tanto, se questionou as crianças: “Para que serve
a terra?” A partir disso identificaram-se várias utilidades da
terra como plantar, brincar de casinha e de caminhão, fa-
zer potcheca, construir casas, para ser a casa das minhocas,
para fazer coisas de argila, entre outras e registrou-se por
meio da confecção de um livro. Após foram desafiados a
cavar algum lugar que tivesse terra na sua casa e trazer uma
amostra para a aula. Surgiram diferentes tipos de terra, en-