1778
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
No verbete Educação Popular, utilizado para orien-
tar nossas falas, a autora, Conceição Paludo, que dialoga
muito bem com o que anteriormente havia escrito e os de-
safios encontrados atualmente, afirma que é: “a busca por
condições dignas de vida e a possibilidade de afirmação de
identidade constitui uma das marcas da participação das
classes populares nos movimentos sociais da modernidade”
(PALUDO, 2010, P.139). Isso é visto na força que o povo tem
sobre algo, que quando quer ele vai à luta por aquilo, e se
une a outros que juntos buscarão alcançar um mesmo obje-
tivo e assim fazê-lo ainda mais viável. Acreditar que o povo
tem voz, e tem vez, que esse povo é o que fundamenta uma
escola e é o que constitui e propaga a educação, é o fun-
damento da educação popular, da qual Paulo Freire é uma
importante referência.
Deste modo, as atividades de formação promovidas
pelo nosso GP, na modalidade de Rodas de Diálogo, vêm se
fortalecendo no que se refere à aproximação e ampliação
de parcerias com escolas de Educação Básica, promovendo
a reflexão sobre a prática a partir de suas demandas. A cada
encontro validamos que o encontro da universidade com
a escola, e vice-versa, é um processo riquíssimo de forma-
ção, profissional e pessoal. Conhecer o gestor, o professor,
o profissional da escola em seu ambiente, é tão importan-
te quanto propor espaços para dar visibilidade à escola, de
modo que possam compartilhar o que fazem, bem como
aprender com os fazeres de outras instituições.
A partir de minha reflexão sobre esta experiência,
apresentada nesta Carta Pedagógica, gostaria de agradecer
aos que leram até o fim e que, de alguma forma, sentiram-se
parte da escrita, este também era o objetivo. Como missão,
gostaria que se inspirassem na minha escrita, ou mesmo
que escrevessem alguma experiência ou vivência na área
da educação, certamente se surpreenderão com ela e irão
admira-la ainda mais. Agradeço à pesquisa por promover e
ampliar o meu olhar sobre a educação, ver o quão potente,
atraente e promissora ela é. Por me proporcionar este es-