XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
PARTICIPAÇÃO EM PAULO FREIRE
Matheus Freire de Oliveira Couto
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INTRODUÇÃO
Este artigo foi inspirado na pesquisa em andamento
situando a participação estudantil no poder de tomada de
decisão em contexto escolar. Com a pesquisa pretende-se
explicar o lugar dos estudantes no processo de decisão de-
limitado nas relações de poder entre os vários atores que
atuam na escola. Dentre seus temas geradores, um se cons-
titui da busca da unidade semântica orientada à participa-
ção. Desta intenção resultou a aproximação do pensamento
educacional de Paulo Freire ao tema participação.
Partindo da análise da obra Pedagogia do Oprimi-
do (FREIRE, 2013), o presente artigo explora o significado
atribuído
à
participação, delimitado
por
componente fun-
damental da educação libertadora. Educação esta que se
encontra dialeticamente polarizada por certo movimento
contraditório assinalando a contraposição político-pedagó-
gica à educação bancária, onde não há emancipação e reco-
nhecimento dos envolvidos como sujeitos.
Apesar de Paulo Freire ter escrito Pedagogia do Opri-
mido no outono de 1968, com todas as diferenças da época,
passados 50 anos,
é inegável a contribuição que oferece à
leitura da educação no Brasil.
O presente artigo preocupa-se em por o significado
que tem a palavra participação, pela ótica da educação li-
bertadora, em constante confronto – ao passo que se rela-
ciona dialeticamente - com o significado que tem a mesma
palavra no âmbito da educação bancária e como é usado
por esta categoria de educação, explorando seu uso com
um significado que, partindo do ponto de vista freiriano de
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Universidade de Pernambuco; Licenciatura em Ciências Sociais;
matheus_ freire1995@hotmail.com