Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1749 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1749 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1749

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

PARTICIPAÇÃO EM PAULO FREIRE

Matheus Freire de Oliveira Couto

1

INTRODUÇÃO

Este artigo foi inspirado na pesquisa em andamento

situando a participação estudantil no poder de tomada de

decisão em contexto escolar. Com a pesquisa pretende-se

explicar o lugar dos estudantes no processo de decisão de-

limitado nas relações de poder entre os vários atores que

atuam na escola. Dentre seus temas geradores, um se cons-

titui da busca da unidade semântica orientada à participa-

ção. Desta intenção resultou a aproximação do pensamento

educacional de Paulo Freire ao tema participação.

Partindo da análise da obra Pedagogia do Oprimi-

do (FREIRE, 2013), o presente artigo explora o significado

atribuído

à

participação, delimitado

por

componente fun-

damental da educação libertadora. Educação esta que se

encontra dialeticamente polarizada por certo movimento

contraditório assinalando a contraposição político-pedagó-

gica à educação bancária, onde não há emancipação e reco-

nhecimento dos envolvidos como sujeitos.

Apesar de Paulo Freire ter escrito Pedagogia do Opri-

mido no outono de 1968, com todas as diferenças da época,

passados 50 anos,

é inegável a contribuição que oferece à

leitura da educação no Brasil.

O presente artigo preocupa-se em por o significado

que tem a palavra participação, pela ótica da educação li-

bertadora, em constante confronto – ao passo que se rela-

ciona dialeticamente - com o significado que tem a mesma

palavra no âmbito da educação bancária e como é usado

por esta categoria de educação, explorando seu uso com

um significado que, partindo do ponto de vista freiriano de

1

Universidade de Pernambuco; Licenciatura em Ciências Sociais;

matheus_ freire1995@hotmail.com