XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1741
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
problema (50%), solicitar ajuda (44%) e pedir sugestões
(35%). Em segundo lugar, constam os pais, em terceiro apa-
recem empatados os professores e os avós, seguidos dos ir-
mãos e, por último, os amigos. Os jovens apontam ainda os
professores como principais orientadores, sendo indicados
em 63% das situações.
Freire (1987, p.34) comenta que:
O educador é o que educa; os educandos, os que
são educados; o educador é o que sabe; os educan-
dos, os que não sabem; o educador é o que pensa;
os educandos, os pensados; o educador é o que diz
a palavra; os educandos, os que a escutam docil-
mente; o educador é o que disciplina; os educan-
dos, os disciplinados; o educador é o que opta e
prescreve sua opção; os educandos os que seguem
a prescrição; o educador é o que atua; os educan-
dos, os que têm a ilusão de que atuam; o educador
escolhe o conteúdo programático; os educandos
se acomodam a ele; o educador identifica a auto-
ridade do saber com sua autoridade funcional, que
opõe antagonicamente à liberdade dos educandos;
estes devem adaptar-se às determinações daquele;
o educador, finalmente, é o sujeito do processo; os
educandos, meros objetos.
O professor possui a capacidade e o compromisso de
formar sujeitos ativos e críticos e não domesticados, neste
contexto é possível perceber a importância que o professor
tem na vida dos seus alunos. O professor é responsável por
enriquecer a vida do aluno, ele precisa observar e propor-
cionar aos alunos a leitura de diversos textos com assuntos
diferentes e então descobrir quais são os temas que mais
atraem esses leitores.
Em se tratando das atividades preferidas dos jovens,
os entrevistados apontaram as seguintes: assistir TV (14
%
),
ouvir histórias (10
%
), ir ao cinema ou teatro (2
%
), prestar
pequenos serviços em casa (13
%
), ouvir música (25
%
), uti-
lizar redes sociais ou pesquisar na Internet (15
%
), praticar
esportes (15
%
) e ler (6
%
). O gráfico abaixo demonstra esses
escores.