Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1741 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1741 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1741

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

problema (50%), solicitar ajuda (44%) e pedir sugestões

(35%). Em segundo lugar, constam os pais, em terceiro apa-

recem empatados os professores e os avós, seguidos dos ir-

mãos e, por último, os amigos. Os jovens apontam ainda os

professores como principais orientadores, sendo indicados

em 63% das situações.

Freire (1987, p.34) comenta que:

O educador é o que educa; os educandos, os que

são educados; o educador é o que sabe; os educan-

dos, os que não sabem; o educador é o que pensa;

os educandos, os pensados; o educador é o que diz

a palavra; os educandos, os que a escutam docil-

mente; o educador é o que disciplina; os educan-

dos, os disciplinados; o educador é o que opta e

prescreve sua opção; os educandos os que seguem

a prescrição; o educador é o que atua; os educan-

dos, os que têm a ilusão de que atuam; o educador

escolhe o conteúdo programático; os educandos

se acomodam a ele; o educador identifica a auto-

ridade do saber com sua autoridade funcional, que

opõe antagonicamente à liberdade dos educandos;

estes devem adaptar-se às determinações daquele;

o educador, finalmente, é o sujeito do processo; os

educandos, meros objetos.

O professor possui a capacidade e o compromisso de

formar sujeitos ativos e críticos e não domesticados, neste

contexto é possível perceber a importância que o professor

tem na vida dos seus alunos. O professor é responsável por

enriquecer a vida do aluno, ele precisa observar e propor-

cionar aos alunos a leitura de diversos textos com assuntos

diferentes e então descobrir quais são os temas que mais

atraem esses leitores.

Em se tratando das atividades preferidas dos jovens,

os entrevistados apontaram as seguintes: assistir TV (14

%

),

ouvir histórias (10

%

), ir ao cinema ou teatro (2

%

), prestar

pequenos serviços em casa (13

%

), ouvir música (25

%

), uti-

lizar redes sociais ou pesquisar na Internet (15

%

), praticar

esportes (15

%

) e ler (6

%

). O gráfico abaixo demonstra esses

escores.