1738
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
fundamental, para que os estudantes possam elaborar seus
planejamentos, organizando sua trajetória e estabelecendo
as principais atividades e comportamentos necessários para
o alcance de objetivos e metas.
De acordo com a 32ª CRE, a área de abrangência desta
Coordenadoria contempla onze municípios (Bossoroca, Cai-
baté, Dezesseis de Novembro, Mato Queimado, Pirapó, Porto
Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Santo Antônio das Missões,
São Luiz Gonzaga e São Nicolau. Na idade esperada para o
Ensino Médio, entre 15 e 17 anos, 87,38% dos jovens frequen-
tam escolas e 55,14% estão no nível desejado. As taxas de re-
provação e abandono são de 17,5% e 12,7%, respectivamente.
A Rede Estadual responsabiliza-se por 97,5% das matrículas.
A preocupação com o ingresso desses estudantes no
Ensino Superior é significativa e necessária. Isso porque,
como comprovam os dados do relatório
Education at a Glan-
ce
(Um olhar sobre a educação), divulgado pela Organização
para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),
que analisou a situação de 35 países membros da entidade e
de outras dez economias, como Brasil e Argentina, nos anos
de 2014 e 2015. Segundo o referido relatório, mesmo com o
custo elevado, o índice de brasileiros que chegam à univer-
sidade ainda é baixo.
A realização do projeto configura-se, também, como
uma forma de incentivar os alunos a continuarem seus es-
tudos, principalmente no que se refere à inserção no mundo
do trabalho e alcance de melhores condições de vida. Conse-
quentemente, ganha sentido especial a promoção da escola-
rização e do acesso à educação formal, buscando atender às
especificidades destes alunos, valorizando sua cultura e suas
experiências, articulando-as ao mundo do trabalho.
Para Freire (1987, p. 120) o importante
de uma educação libertadora e não ‘bancária’, é
que, em qualquer dos casos, os homens se sintam
sujeitos de seu pensar, discutindo o seu pensar, sua
própria visão de mundo, manifestada implícita ou
explicitamente, nas suas sugestões e nas de seus
companheiros.