Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1734 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1734 / 2428 Next Page
Page Background

1734

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

pliar as informações sobre o mundo do trabalho, compreen-

dendo as especificidades e as exigências contemporâneas,

articulando a adequação ao mercado com a realização de

sonhos e anseios, possibilitando aos indivíduos a vivência da

vocação para

ser mais

, especialmente aos jovens das classes

populares. Aí reside a oportunidade de recuperar a dimen-

são do sonho e da utopia.

Palavras-chave:

Orientação Profissional. Mundo do Traba-

lho. Projetos de Vida.

Ser mais

.

INTRODUÇÃO

Ao longo da operacionalização do Projeto

Orientação

Profissional – Projetos de Vida

temos percebido a rele-

vância da temática central desta proposta – a abertura de

espaço de diálogo com os estudantes. O propósito de pro-

mover ações diversificadas voltadas à escuta dos anseios,

à ampliação dos conhecimentos a respeito dos diferentes

cursos e profissões disponíveis na contemporaneidade e à

orientação profissional, tem sido atingido satisfatoriamente.

A adesão das Escolas de Ensino Médio, a parceria com as

direções e serviços de orientação educacional, bem como a

articulação dos diferentes setores da Universidade, são fato-

res decisivos para o êxito das atividades executadas.

A proposta não se restringe à discussão sobre profis-

sões e tendências de mercado. Procura-se abordar o mundo

do trabalho e suas especificidades no contexto atual, o sen-

tido da vida e a necessidade de desenvolvimento das múl-

tiplas lateralidades humanas. Mais do que auxiliar os jovens

na escolha de uma profissão, almejamos subsidiá-los em um

processo de reflexão sobre sua pertença ao mundo e sua

inserção na comunidade como cidadãos, a oportunidade de

ser mais

, de superar as limitações e situações opressoras. No

presente artigo, apresentamos dados referentes às ações

desenvolvidas a partir das visitas às escolas, do mapeamen-

to dos principais anseios e das percepções dos jovens a res-

peito da Universidade e de

seus projetos para o futuro.