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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Não posso, por isso mesmo, burocratizar meu com-

promisso de profissional, servindo, numa inversão

dolosa de valores, mais aos meios que ao fim do

homem. (FREIRE, 1979, p 20).

Trabalho com do 2º ano B, com 30 alunos, no primeiro

semestre maioria dos alunos encontra alfabetizados, cuja lei-

tura e escrita já estão bem desenvolvidas. Este trabalho vem

sendo realizados desde 1ªano, por isso esse trabalho docente

não é realizado sozinho. Dá-se coletivamente. Neste ano con-

tinuo com a mesma turma, porém, a família aluno e a escola

estão comprometidos com o desenvolvimento cognitivo, in-

telectual e social de cada criança

.

Por fim, os alunos e a pro-

fessora foram privilegiados sendo assim, dando continuidade

com este trabalho realizado que deu certo e que continua.

Na sala utilizo várias metodologias e que os alunos gostam e

sintam alegria de estar no ambiente escolar.

A alegria não chega apenas no encontro do acha-

do mas faz parte do processo da busca. E ensinar e

aprender não podem dar-se fora da procura, fora

da boniteza e da alegria. O desrespeito à educação,

aos educandos, aos educadores e às educadoras

corrói ou deteriora em nós, de um lado, a sensi-

bilidade ou a abertura ao bem querer da própria

prática educativa, de outro, a alegria necessária ao

quer-fazer docente. É digna de nota a capacidade

que tem a experiência pedagógica para despertar,

estimular e desenvolver em nós o gosto de querer

bem e o gosto da alegria sem qual a prática educa-

tiva perde o sentido. (FREIRE,1996, p 142).

Alegria deve estar na escola, na sala de aula onde o

aluno ao entrar na escola sinta bem e alegre, mas não é

qualquer alegria. É a alegria pelo ato de aprender e querer

estar neste espaço e voltar sempre. Também que desperta o

prazer e a curiosidade de perguntar.

Construímos a rotina da turma: chamada, ajudante do

dia, a roda de conversa, atividades, leitura, lanche, recreio,

pracinha, jogos pedagógicos e hora de ir embora.

Desta forma iniciamos a aula. E cada aluno é responsá-

vel pelo trabalho realizado dentro da sala de aula. Portanto,