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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Não posso, por isso mesmo, burocratizar meu com-
promisso de profissional, servindo, numa inversão
dolosa de valores, mais aos meios que ao fim do
homem. (FREIRE, 1979, p 20).
Trabalho com do 2º ano B, com 30 alunos, no primeiro
semestre maioria dos alunos encontra alfabetizados, cuja lei-
tura e escrita já estão bem desenvolvidas. Este trabalho vem
sendo realizados desde 1ªano, por isso esse trabalho docente
não é realizado sozinho. Dá-se coletivamente. Neste ano con-
tinuo com a mesma turma, porém, a família aluno e a escola
estão comprometidos com o desenvolvimento cognitivo, in-
telectual e social de cada criança
.
Por fim, os alunos e a pro-
fessora foram privilegiados sendo assim, dando continuidade
com este trabalho realizado que deu certo e que continua.
Na sala utilizo várias metodologias e que os alunos gostam e
sintam alegria de estar no ambiente escolar.
A alegria não chega apenas no encontro do acha-
do mas faz parte do processo da busca. E ensinar e
aprender não podem dar-se fora da procura, fora
da boniteza e da alegria. O desrespeito à educação,
aos educandos, aos educadores e às educadoras
corrói ou deteriora em nós, de um lado, a sensi-
bilidade ou a abertura ao bem querer da própria
prática educativa, de outro, a alegria necessária ao
quer-fazer docente. É digna de nota a capacidade
que tem a experiência pedagógica para despertar,
estimular e desenvolver em nós o gosto de querer
bem e o gosto da alegria sem qual a prática educa-
tiva perde o sentido. (FREIRE,1996, p 142).
Alegria deve estar na escola, na sala de aula onde o
aluno ao entrar na escola sinta bem e alegre, mas não é
qualquer alegria. É a alegria pelo ato de aprender e querer
estar neste espaço e voltar sempre. Também que desperta o
prazer e a curiosidade de perguntar.
Construímos a rotina da turma: chamada, ajudante do
dia, a roda de conversa, atividades, leitura, lanche, recreio,
pracinha, jogos pedagógicos e hora de ir embora.
Desta forma iniciamos a aula. E cada aluno é responsá-
vel pelo trabalho realizado dentro da sala de aula. Portanto,