1720
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Como este projeto encantou a escola e envolveu a
todos, nosso encerramento do ano foi com o tema do livro.
Onde, cada turma representou um dos lugares por onde
o Pequeno Príncipe viajava em busca do Papai Noel. No
final da apresentação, chega ao Polo Norte, onde encontra
o tão esperado Papai Noel. Um momento inesquecível e
envolvente.
Por fim, fomos presenteados com relatos das famílias
demonstrando a satisfação de terem vivenciado este projeto.
CONCLUSÃO
Todo conhecimento que o mundo da leitura pode nos
oferecer é mágico. O que ainda falta, contudo, é conseguir
plantar a semente do desejo da leitura na vida das pessoas.
A escola tem, não só como dever, mas como necessidade
de estimular as crianças, jovens e adultos a leitura, para que
estes se tornem seres políticos atuantes na sociedade.
Deve haver dentro dos espaços escolares momentos
de leitura lúdica, teatral, critica e reflexiva. Quando oferece-
mos momentos de hora do conto, dramatizações, oficinas
literárias com jovens, clube do livro com as famílias, rodas
de conversa com poemas, citações ou até mesmo frases e a
partir destas vivências dialogamos, de fato, podemos ter a
certeza de que aquela pessoa teve o direito de ler, relatar, se
expressar, de se fazer compreender, ou pelo menos tentar,
colocar aquilo que foi sua leitura, sua interpretação, que é
particular.
Estamos em um país com muitas pessoas que são al-
fabetizadas, porém, acabam entrando no grande dilema do
“analfabeto funcional”, aquele que sabe ler, mas não sabe
interpretar, compreender, aquilo lê.
Não basta somente decifrar códigos. Não basta apenas
juntar sílabas e conseguir pronunciar aquilo que se escreve.
É preciso, é necessário, primeiramente, ler e compreender
cada dia de nossas vidas, com a ajuda daqueles que fazem
parte, do que chamamos de verdadeira educação.