Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1711 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1711 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1711

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

O INCENTIVO DA LEITURA PARA

CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS

Amanda Jasmin dos Santos Avila

1

Júlia Estefani Alves

2

Taila Tais Boniatti

3

RESUMO:

Neste artigo apresentamos a seguir a importân-

cia do ato de ler, mas principalmente a importância do in-

centivo a leitura na vida das pessoas. Explanamos sobre as

diversas formas de leitura, desde a leitura do mundo até a

leitura da palavra escrita. Desde bebês até a idade adulta,

todos devem ter o direito de contato com livros, ou outras

formas de leitura em ambientes públicos, tendo a oportu-

nidade de se expressar. Expressão esta, que o torna de fato

um cidadão atuante na sociedade.

Palavras-chave:

Leitura. Prática. Educação e Cidadania.

INTRODUÇÃO

Há muitos anos vem sendo discutido a importância da

leitura na vida das pessoas. Não só como um ato de apren-

dizagem, mas como um ato de cultura. Nós professores,

sabemos que, é através da leitura que os seres se tornam

pensantes, políticos e atuantes na sociedade de hoje. Mas

porque a maioria das pessoas não gostam de ler? Porque

elas não sentem desejo de descobrir inúmeros conhecimen-

tos, entrar no mundo da fantasia de outras culturas, outros

lugares? De enriquecer seu vocabulário, sua bagagem inte-

lectual, de gravar a grafia das palavras, de se tornar um ser

apropriado de sua fala e seu discurso enquanto ser critico na

1

Formada em Pedagogia pela UNIGRAN. Pós Graduada em Neuroaprendiza-

gem pela SÂO BRAZ. Diretora da EMEI Arco-Íris na cidade de Igrejinha/RS.

2

Cursando Pedagogia pela ULBRA. Vice-diretora na EMEI Igrejinhense na

cidade de Igrejinha/RS.

3

Formada em Pedagogia pela UNIGRAN. Coordenadora Pedagógica na

EMEI Arco Iris na cidade de Igrejinha/RS.