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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tes avanços proporcionam enviar mensagens e informações,
criar uma interação em tempo real, divulgação em rede,
tudo isso pode ser um caminho “freireano” de uso crítico,
social e político.
O diálogo é o ato de libertação para a consciência
crítica segundo Paulo Freire, em Pedagogia do Oprimido,
que traz a concepção de educação bancária, definida como
aquela educação em que o professor, constituindo-se o de-
tentor do conhecimento, transfere (sem perda) todo seu
conhecimento aos alunos, que por sua vez não têm quais-
quer questionamentos ou conhecimentos prévios, ocorrendo
então uma aprendizagem que ele denomina passiva. Nesse
ambiente só há a interação do tipo professor conteúdo, se
ministra a aula de modo totalmente expositivo. Freire (2001)
apresenta quatro formas de ensino expositivo: A primeira é
descrita como pura transferência do conhecimento: o profes-
sor assume uma postura autoritária e assim tenta transferir
seu conhecimento aos alunos. A segunda é constituída de
“cantigas de ninar” (FREIRE, p.112, 2001): o professor expõe
o conhecimento não de forma autoritária, mas também não
desperta qualquer desafio e não estimula o aflorar da criativi-
dade. Na terceira há um período de exposição e o restante do
tempo da aula é reservado às discussões, com perguntas que
os alunos podem relacionar ao conteúdo. Na quarta forma o
professor não realiza nenhuma interação com os alunos, mas
ele mesmo se questiona várias vezes acerca do tema, mostra
o desenvolvimento de seu raciocínio e cabe aos alunos “ter a
capacidade crítica de acompanhar o movimento que o pro-
fessor faz, na aproximação que ele busca do tema” (Ibidem, p.
113). As duas primeiras são práticas que não levam desafios
aos alunos e as duas últimas, apesar de serem expositivas, es-
timulam o aluno a pensar, provocam inquietação e ainda que
seja sem interação, são demonstradas aos alunos o modo de
raciocinar, a maneira da construção, evolução e lógica de uma
ideia. Indo além desse enfoque de ensino, Freire concebe que
tanto o educador quanto o educando se ensinam juntos, am-
bos em sua interação se educam, ocorrendo assim o diálogo