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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

sentados pelo professor, pois estes não condizem com as vi-

vências dos alunos, distanciando-se dos saberes produzido

fora do espaço-escolar.

No entanto, os estudos de como as pessoas produ-

zem os conceitos matemáticos ainda buscam novas inves-

tigações, pois cientificamente existe uma escassez de in-

formações convincentes que poderiam nos esclarecer as

formas para compreensão deste processo que envolve as

aprendizagens e não aprendizagens matemáticas, colabo-

rando para o desenvolvimento do aluno na sala de aula.

Os alunos com dificuldade de aprendizagem, nesta

área de conhecimento, acabam por reproduzir regras sem

ao menos compreender o significado das mesmas na reso-

lução de situações problemas, sendo que desta forma não

acontece a construção das competências matemáticas.

Nesse sentido, faz-se necessário repensar as práticas

pedagógicas que são realizadas com os alunos. Segundo

Corrêa (2005), que em seus estudos faz reflexões sobre as

Intervenções no campo lógico-matemático e o porquê de

muitas das dificuldades de aprendizagem nesta área, “[...]se

a escola permanece com uma prática que privilegia os pro-

cedimentos de memorização e repetição, o ensino da mate-

mática como fomento de construção de estruturas cogniti-

vas de qualidade fica prejudicado e contribui de maneira im-

portante para a formação de dificuldades de aprendizagem

matemáticas[...]” (CORRÊA,2005, p.117).

Nessa perspectiva, a escola se torna fabricante de

mais dificuldades de aprendizagem, especificamente na

área da matemática, tornando-se uma “[...] matemática que

se aparta da vida, a matemática morta, a matemática sem

cor, a matemática opressora, a matemática niveladora de

falsas inteligências, a matemática que discrimina, que marca

a ferro e fogo os capazes e os incapazes... (IDEM, p.117).

Nesse contexto, projeta-se como bom aluno, aquele sujei-

to que aprende a Matemática ensinada na escola, elegendo

aqueles que não aprendem, como alunos com dificuldades

de aprendizagem.