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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
situações novas. E o papel do professor deixa de
ser o daquele que ensina para ser o de auxiliar o
aluno em seu processo de aprendizagem. (SAVIANI,
p. 431, 2013).
O aprendizado para os jovens de hoje, principalmen-
te, necessita mantê-los atentos à busca contínua de novos
saberes. Estamos num mundo de contínuas mudanças e
transformações, o qual exige a permanente busca de co-
nhecimentos nos mais diferentes aspectos. Assim, pode-se
garantir a possibilidade de aprendizados significativos e que
condizem com as expectativas dos jovens e da própria so-
ciedade na qual encontram-se inseridos.
Conforme Saviani:
[...] a adaptação à sociedade atual exige novos tipos
de raciocínios, o desenvolvimento da capacidade
de comunicação e a recuperação de funções cogni-
tivas deterioradas pelo trabalho puramente mecâ-
nico, buscando atingir níveis flexíveis de operação
simbólica. Portanto, a adaptação à sociedade cog-
nitiva ‘exige abandonar a segurança do conhecido,
do familiar e do habitual e voltar-se para uma aven-
tura do inédito e do imprevisível. (SAVIANI apud
FONSECA, p. 432, 2013).
Nesse sentido, a escola que atende adolescente e jo-
vens na etapa do Ensino Médio precisa adequar-se a essa rea-
lidade com uma maior capacidade de ajustar os conteúdos e
currículos a fim de ressignificar o aprendizado dos educandos
e igualmente estabelecer uma formação docente constante
para trazer melhores resultados e transformações no cumpri-
mento das suas tarefas frente a esses ditames e de continua-
mente repensar a educação que nela se realiza. Doravante,
cabe a escola esse entendimento: o de transmitir cada vez
mais aos adolescente e jovens o gosto pelo aprender, e o de
desenvolver a capacidade de aprender ainda mais e aguçar a
curiosidade epistemológica ao ponto de fazê-los partícipes
constantes do processo de ensino-aprendizagem.
Além disso, ao nos referirmo-nos aos adolescente e jo-
vens como sujeitos do Ensino Médio, precisamos considerar a
relação destes não somente com a escola, mas também desta