Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1652 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1652 / 2428 Next Page
Page Background

1652

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

situações novas. E o papel do professor deixa de

ser o daquele que ensina para ser o de auxiliar o

aluno em seu processo de aprendizagem. (SAVIANI,

p. 431, 2013).

O aprendizado para os jovens de hoje, principalmen-

te, necessita mantê-los atentos à busca contínua de novos

saberes. Estamos num mundo de contínuas mudanças e

transformações, o qual exige a permanente busca de co-

nhecimentos nos mais diferentes aspectos. Assim, pode-se

garantir a possibilidade de aprendizados significativos e que

condizem com as expectativas dos jovens e da própria so-

ciedade na qual encontram-se inseridos.

Conforme Saviani:

[...] a adaptação à sociedade atual exige novos tipos

de raciocínios, o desenvolvimento da capacidade

de comunicação e a recuperação de funções cogni-

tivas deterioradas pelo trabalho puramente mecâ-

nico, buscando atingir níveis flexíveis de operação

simbólica. Portanto, a adaptação à sociedade cog-

nitiva ‘exige abandonar a segurança do conhecido,

do familiar e do habitual e voltar-se para uma aven-

tura do inédito e do imprevisível. (SAVIANI apud

FONSECA, p. 432, 2013).

Nesse sentido, a escola que atende adolescente e jo-

vens na etapa do Ensino Médio precisa adequar-se a essa rea-

lidade com uma maior capacidade de ajustar os conteúdos e

currículos a fim de ressignificar o aprendizado dos educandos

e igualmente estabelecer uma formação docente constante

para trazer melhores resultados e transformações no cumpri-

mento das suas tarefas frente a esses ditames e de continua-

mente repensar a educação que nela se realiza. Doravante,

cabe a escola esse entendimento: o de transmitir cada vez

mais aos adolescente e jovens o gosto pelo aprender, e o de

desenvolver a capacidade de aprender ainda mais e aguçar a

curiosidade epistemológica ao ponto de fazê-los partícipes

constantes do processo de ensino-aprendizagem.

Além disso, ao nos referirmo-nos aos adolescente e jo-

vens como sujeitos do Ensino Médio, precisamos considerar a

relação destes não somente com a escola, mas também desta