1650
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Inclui-se nessa dinâmica decretos e portarias de governos
que visam a criação e retirada de algumas disciplinas curricu-
lares, ampliação da carga horária de outras, até mesmo alte-
rações na forma de financiamento, por exemplo, a criação do
Fundeb e a ampliação da obrigatoriedade de escolarização, e
igualmente o aumento da carga horária de aulas.
Se por um longo período da história brasileira realizar
o aprendizado na etapa hoje denominada de ensino mé-
dio era algo restrito, atualmente se percebe avanços nesse
sentido. Têm-se jovens de classe baixa escolarizada, e com
a oportunidade de frequentar e concluir essa etapa do en-
sino, embora haja muitos desafios na concretização de tal
propósito. Portanto, é de responsabilidade do poder público
oferecer uma escola com um ensino que comporte a de-
manda e a dinâmica de aprendizagens da população que
pretende atender. Pois, para haver de fato democracia em
uma sociedade precisa de imediato garantir a democratiza-
ção do ensino e a possibilidade de os jovens se interessarem
e aprenderem o que precisam nessa etapa do aprendizado.
Sobretudo, o aprendizado adquirido possa corresponder
aos interesses individuais e coletivos do contexto social em
que vivem e se realizam enquanto sujeitos de conhecimen-
to, sintonizados com o mundo do trabalho e das relações
humanas e sociais como um todo orgânico. Ademais, a es-
cola, nesse sentido, priorize processos de ensino capazes
de gerar sujeitos aptos a inventividade, partícipes, coope-
rativos, preparados para as diversificadas inserções sociais,
políticas, culturais, laborais e, ao mesmo tempo, capazes de
intervir e problematizar as formas de produção e de vida. Ao
contrário disso, poderá ocorrer apenas uma massificação do
ensino, sem a devida preocupação àquilo que se espera com
os saberes e vivências dos sujeitos envolvidos nessa etapa
de construção do aprendizado.
OS SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO
Os sujeitos do Ensino Médio, em sua maioria, são ado-
lescentes e jovens. De acordo com o Conselho Nacional de