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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Inclui-se nessa dinâmica decretos e portarias de governos

que visam a criação e retirada de algumas disciplinas curricu-

lares, ampliação da carga horária de outras, até mesmo alte-

rações na forma de financiamento, por exemplo, a criação do

Fundeb e a ampliação da obrigatoriedade de escolarização, e

igualmente o aumento da carga horária de aulas.

Se por um longo período da história brasileira realizar

o aprendizado na etapa hoje denominada de ensino mé-

dio era algo restrito, atualmente se percebe avanços nesse

sentido. Têm-se jovens de classe baixa escolarizada, e com

a oportunidade de frequentar e concluir essa etapa do en-

sino, embora haja muitos desafios na concretização de tal

propósito. Portanto, é de responsabilidade do poder público

oferecer uma escola com um ensino que comporte a de-

manda e a dinâmica de aprendizagens da população que

pretende atender. Pois, para haver de fato democracia em

uma sociedade precisa de imediato garantir a democratiza-

ção do ensino e a possibilidade de os jovens se interessarem

e aprenderem o que precisam nessa etapa do aprendizado.

Sobretudo, o aprendizado adquirido possa corresponder

aos interesses individuais e coletivos do contexto social em

que vivem e se realizam enquanto sujeitos de conhecimen-

to, sintonizados com o mundo do trabalho e das relações

humanas e sociais como um todo orgânico. Ademais, a es-

cola, nesse sentido, priorize processos de ensino capazes

de gerar sujeitos aptos a inventividade, partícipes, coope-

rativos, preparados para as diversificadas inserções sociais,

políticas, culturais, laborais e, ao mesmo tempo, capazes de

intervir e problematizar as formas de produção e de vida. Ao

contrário disso, poderá ocorrer apenas uma massificação do

ensino, sem a devida preocupação àquilo que se espera com

os saberes e vivências dos sujeitos envolvidos nessa etapa

de construção do aprendizado.

OS SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO

Os sujeitos do Ensino Médio, em sua maioria, são ado-

lescentes e jovens. De acordo com o Conselho Nacional de