XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1647
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
ENSINO MÉDIO NO BRASIL ATUAL:
ENTRE OS LIMITES E OS DESAFIOS PARA
UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO,
CRÍTICO E AUTÔNOMO DOS SUJEITOS DO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Nilson Carlos da Rosa
1
INTRODUÇÃO
Estamos a viver num contexto de muitos desafios acer-
ca do Sistema de Ensino no Brasil. Referimo-nos, mais preci-
samente, no que diz respeito à denominada Reforma do En-
sino Médio (Lei 13.415/17, que teve origem na MP 746/16) e
está em processo de implantação junto às escolas de ensino
básico em nosso país. Percebe-se, deste modo, que tal fato
acarreta diretamente a desvalorização dessa etapa do ensino,
limitando ainda mais a capacidade de os alunos desenvolve-
rem seu aprendizado com base numa construção crítica, só-
lida, contextualizada socialmente e emancipadora de sujeitos
envolvidos no seu processo de ensino-aprendizagem.
Para a discussão desse assunto tomaremos como re-
ferências teóricas contribuições de Paulo Freire e Dermeval
Saviani, embora não tenham eles escrito diretamente algo
sobre esse tema. Contudo, acreditamos que muitos dos seus
livros trazem possibilidades de diálogo com tal propósito e
argumentos consistentes para o esclarecimento do mesmo.
Analisaremos as obras “Pedagogia da autonomia”, “Peda-
gogia do Oprimido” de Paulo Freire e “História das Ideias
Pedagógicas no Brasil” de Dermeval Saviani sob a metodo-
logia analítico-reconstrutiva sobre os textos, buscando in-
corporar procedimentos de diferentes métodos filosóficos
sob as posturas hermenêutica, analítico-pragmática e dialé-
1
Professor Efetivo de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio na Rede Es-
tadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUCRS).
nifilo7@ yahoo.com.bre
nilson.rosa1981@hotmail.com