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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
viabilizando aos alunos a possibilidade de contribuir com
suas experiências numa dinâmica de troca de saberes.
“A
educação problematizadora se faz, assim, num esforço per-
manente através do qual os homens vão percebendo, criti-
camente, como
estão sendo
no mundo com
que
e
em que
se
acham” (FREIRE, 1987, p. 41). Potencializar esta percepção e
concepção do modo de ser e de viver e relacionar com co-
nhecimentos científicos contribui tanto para a constituição e
autonomia do sujeito quanto para instigar a libertação.
A escola é um espaço no qual os sujeitos ampliam
suas relações e aprendem cada o valor de uma boa comu-
nicação permeada por um diálogo sadio. Entra aí a ação do
professor ao proporcionar uma sequência de atividades que
traga variadas vivências de conversas, pois conforme Freire
(2008, p. 128) “O educador que escuta aprende a difícil li-
ção de transformar o seu discurso, às vezes necessário, ao
aluno, em uma fala com ele.” Dialogar com o aluno significa
considerar o contexto, as vivências e, a partir deste reco-
nhecimento, planejar e propor situações de construção do
conhecimento, que, interligam a teoria e a prática das vivên-
cias populares.
Percebe-se, então, que diálogo precisa estar presen-
te no cotidiano e na prática das instituições educadoras,
à medida que todos participam falando e se comunican-
do entre si, expressando sentimentos e ideias. O professor
tem papel fundamental neste processo de busca de co-
nhecimento através do diálogo. Um exemplo são as rodas
de conversas. É na roda de conversa que os alunos têm
a possibilidade de relatar suas vivências e aprendizagens
para seus colegas, momento este em que o professor pode
questionar sobre determinados temas que são abordados
na aula. Ao propor atividades mediadas pelo diálogo, está
promovendo à discussão, a contraposição, a argumenta-
ção de ideias que são imprescindíveis na aprendizagem da
cooperação e no desenvolvimento de uma atitude de au-
toconfiança, de autonomia, de capacidade para interagir e
de respeito ao outro.