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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

viabilizando aos alunos a possibilidade de contribuir com

suas experiências numa dinâmica de troca de saberes.

“A

educação problematizadora se faz, assim, num esforço per-

manente através do qual os homens vão percebendo, criti-

camente, como

estão sendo

no mundo com

que

e

em que

se

acham” (FREIRE, 1987, p. 41). Potencializar esta percepção e

concepção do modo de ser e de viver e relacionar com co-

nhecimentos científicos contribui tanto para a constituição e

autonomia do sujeito quanto para instigar a libertação.

A escola é um espaço no qual os sujeitos ampliam

suas relações e aprendem cada o valor de uma boa comu-

nicação permeada por um diálogo sadio. Entra aí a ação do

professor ao proporcionar uma sequência de atividades que

traga variadas vivências de conversas, pois conforme Freire

(2008, p. 128) “O educador que escuta aprende a difícil li-

ção de transformar o seu discurso, às vezes necessário, ao

aluno, em uma fala com ele.” Dialogar com o aluno significa

considerar o contexto, as vivências e, a partir deste reco-

nhecimento, planejar e propor situações de construção do

conhecimento, que, interligam a teoria e a prática das vivên-

cias populares.

Percebe-se, então, que diálogo precisa estar presen-

te no cotidiano e na prática das instituições educadoras,

à medida que todos participam falando e se comunican-

do entre si, expressando sentimentos e ideias. O professor

tem papel fundamental neste processo de busca de co-

nhecimento através do diálogo. Um exemplo são as rodas

de conversas. É na roda de conversa que os alunos têm

a possibilidade de relatar suas vivências e aprendizagens

para seus colegas, momento este em que o professor pode

questionar sobre determinados temas que são abordados

na aula. Ao propor atividades mediadas pelo diálogo, está

promovendo à discussão, a contraposição, a argumenta-

ção de ideias que são imprescindíveis na aprendizagem da

cooperação e no desenvolvimento de uma atitude de au-

toconfiança, de autonomia, de capacidade para interagir e

de respeito ao outro.