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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1645

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Assim, o diálogo em Freire (2008) é um manifesto

como uma das condições fundamentais no processo de

existência, da construção e reconstrução dos homens e mu-

lheres para que se façam sujeitos históricos, seres que criam

e recriam sua cultura, sua educação e sua forma de se viver

no mundo. É por meio dele que se dá a comunicação per-

meada pela palavra e o seu desenvolvimento. Quando di-

zemos uma palavra, comunicamos e expressamos o sentido

de algo a alguém. Este vai refletir sem julgamento sobre o

que foi comunicado e indagar a respeito. Este movimento

de construção e busca é o que define e caracteriza os seres

humanos. “O sujeito que se abre ao mundo e aos outros

inaugura com seu gesto a relação dialógica em que se con-

firma como inquietação e curiosidade, como inconclusão em

permanente movimento na História” (FREIRE, 2008, p. 136).

Portanto, o diálogo ao ser construído nas diversas for-

mas e situações, favorece a abertura e a disposição dos su-

jeitos, tanto de quem fala quanto de quem ouve, para juntos

interagir, problematizar e consensuar ideias fomentando a

autonomia e a libertação. No contexto escolar, a roda de

conversa viabiliza a aproximação educativa de professores

e alunos. É nessa perspectiva pedagógica que o papel do

professor fomenta a confiança, a esperança e a mudança.

REFERÊNCIAS

FREIRE, P.

Pedagogia da autonomia:

saberes necessários à

prática educativa.

37.ed

. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

____.

Pedagogia do oprimido

, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 1987.

VASCONCELOS, Maria Lucia M. Carvalho; BRITO, Regina He-

lena Pires de.

Conceitos de educação em Freire

. Pe-

trópolis, RJ: Vozes, 2006.