XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Assim, o diálogo em Freire (2008) é um manifesto
como uma das condições fundamentais no processo de
existência, da construção e reconstrução dos homens e mu-
lheres para que se façam sujeitos históricos, seres que criam
e recriam sua cultura, sua educação e sua forma de se viver
no mundo. É por meio dele que se dá a comunicação per-
meada pela palavra e o seu desenvolvimento. Quando di-
zemos uma palavra, comunicamos e expressamos o sentido
de algo a alguém. Este vai refletir sem julgamento sobre o
que foi comunicado e indagar a respeito. Este movimento
de construção e busca é o que define e caracteriza os seres
humanos. “O sujeito que se abre ao mundo e aos outros
inaugura com seu gesto a relação dialógica em que se con-
firma como inquietação e curiosidade, como inconclusão em
permanente movimento na História” (FREIRE, 2008, p. 136).
Portanto, o diálogo ao ser construído nas diversas for-
mas e situações, favorece a abertura e a disposição dos su-
jeitos, tanto de quem fala quanto de quem ouve, para juntos
interagir, problematizar e consensuar ideias fomentando a
autonomia e a libertação. No contexto escolar, a roda de
conversa viabiliza a aproximação educativa de professores
e alunos. É nessa perspectiva pedagógica que o papel do
professor fomenta a confiança, a esperança e a mudança.
REFERÊNCIAS
FREIRE, P.
Pedagogia da autonomia:
saberes necessários à
prática educativa.
37.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
____.
Pedagogia do oprimido
, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1987.
VASCONCELOS, Maria Lucia M. Carvalho; BRITO, Regina He-
lena Pires de.
Conceitos de educação em Freire
. Pe-
trópolis, RJ: Vozes, 2006.