1648
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tica. O objetivo do trabalho será o de realizar uma reflexão
que contribua para a compreensão sobre questões funda-
mentais ao ensino básico no contexto hodierno brasileiro,
limites e perspectivas para a construção de um processo de
desenvolvimento do aprendizado nessa etapa, alicerçado
principalmente pelos princípios da liberdade, pensamento
crítico e da autonomia dos sujeitos envolvidos na realização
dos seus saberes.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO
BRASIL
Neste ínterim objetivamos apresentar rapidamente de
como está, conforme a Lei, estabelecido o Ensino Médio nas
escolas brasileiras. O Ensino Médio, de acordo com a Lei de
Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), no seu artigo
35 define-o ser a etapa final a educação básica, com dura-
ção mínima de três anos. Sobretudo, destaca como finalida-
de deste:
“I – a consolidação e o aprofundamento dos conhe-
cimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possi-
bilitando o prosseguimento de estudos;
II – a preparação básica para o trabalho e a cidada-
nia do educando, para continuar aprendendo, de
modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a
novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento
superiores;
III – o aprimoramento do educando como pessoa
humana, incluindo a formação ética e o desenvolvi-
mento da autonomia intelectual e do pensamento
crítico;
IV – a compreensão dos fundamentos científico-
-tecnológicos dos processos produtivos, relacio-
nando a teoria com a prática, no ensino de cada
disciplina. ” (CARNEIRO, p. 281, 2012).
Nota-se, portanto, como o próprio nome define, Ensi-
no Médio, meio e não fim do ensino. Logo, não se trata de