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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tica. O objetivo do trabalho será o de realizar uma reflexão

que contribua para a compreensão sobre questões funda-

mentais ao ensino básico no contexto hodierno brasileiro,

limites e perspectivas para a construção de um processo de

desenvolvimento do aprendizado nessa etapa, alicerçado

principalmente pelos princípios da liberdade, pensamento

crítico e da autonomia dos sujeitos envolvidos na realização

dos seus saberes.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO

BRASIL

Neste ínterim objetivamos apresentar rapidamente de

como está, conforme a Lei, estabelecido o Ensino Médio nas

escolas brasileiras. O Ensino Médio, de acordo com a Lei de

Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), no seu artigo

35 define-o ser a etapa final a educação básica, com dura-

ção mínima de três anos. Sobretudo, destaca como finalida-

de deste:

“I – a consolidação e o aprofundamento dos conhe-

cimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possi-

bilitando o prosseguimento de estudos;

II – a preparação básica para o trabalho e a cidada-

nia do educando, para continuar aprendendo, de

modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a

novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento

superiores;

III – o aprimoramento do educando como pessoa

humana, incluindo a formação ética e o desenvolvi-

mento da autonomia intelectual e do pensamento

crítico;

IV – a compreensão dos fundamentos científico-

-tecnológicos dos processos produtivos, relacio-

nando a teoria com a prática, no ensino de cada

disciplina. ” (CARNEIRO, p. 281, 2012).

Nota-se, portanto, como o próprio nome define, Ensi-

no Médio, meio e não fim do ensino. Logo, não se trata de