Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1654 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1654 / 2428 Next Page
Page Background

1654

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

finirá as habilidades e competências a serem desenvolvidas

junto aos alunos através das quatro áreas de conhecimen-

to, por exemplo, Ciências Humanas que contemplará os

componentes curriculares de História, Geografia, Filosofia

e Sociologia. A área de Linguagens, Matemática, Ciências

da Natureza, sendo que a língua Portuguesa e Matemática

obrigatórias nos três anos do Ensino Médio e as demais fle-

xíveis. Assim, cada Estado e o Distrito Federal organizarão

seus currículos conforme determinação da BNCC, conside-

rando as demandas dos jovens, que terão, segundo eles,

maiores chances de fazer a suas escolhas e seu projeto de

vida, inclusive por meio de parte do ensino, nesta etapa,

podendo ser realizado à distância.

Nesse sentido, cabe-nos perguntar enquanto edu-

cadores quais avanços e limitações tal proposta trará

para uma eficaz mudança e transformação do processo

de ensino-aprendizagem nesta etapa do aprendizado de

adolescentes e jovens do nosso país? É possível realizar

uma educação autônoma, crítica e emancipadora dos

sujeitos do conhecimento quando se cerceia, restringe

e delimita o aprendizado obrigatório simplesmente no

ensino da língua portuguesa e da matemática? Será que

não há outras formas e possibilidade de se realizar a Re-

forma do Ensino Médio, que se sabe necessária no con-

texto atual, sem com isso descaracterizar e até macular o

aprendizado dos educandos nessa etapa da sua formação

escolar e de não os submeter à condição de marionetes

nas mãos daqueles que tem condições de adquirir outros

saberes substancias a uma educação integral e condizen-

te a construção de saberes necessários à realidade social

contemporânea? É possível uma formação integral dos

educandos do Ensino Médio sem a obrigatoriedade dos

componentes curriculares da área de Humanas, Arte e

Educação Física?

Em busca de respostas a essas questões que dialoga-

remos com a teoria de Paulo Freire.