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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
finirá as habilidades e competências a serem desenvolvidas
junto aos alunos através das quatro áreas de conhecimen-
to, por exemplo, Ciências Humanas que contemplará os
componentes curriculares de História, Geografia, Filosofia
e Sociologia. A área de Linguagens, Matemática, Ciências
da Natureza, sendo que a língua Portuguesa e Matemática
obrigatórias nos três anos do Ensino Médio e as demais fle-
xíveis. Assim, cada Estado e o Distrito Federal organizarão
seus currículos conforme determinação da BNCC, conside-
rando as demandas dos jovens, que terão, segundo eles,
maiores chances de fazer a suas escolhas e seu projeto de
vida, inclusive por meio de parte do ensino, nesta etapa,
podendo ser realizado à distância.
Nesse sentido, cabe-nos perguntar enquanto edu-
cadores quais avanços e limitações tal proposta trará
para uma eficaz mudança e transformação do processo
de ensino-aprendizagem nesta etapa do aprendizado de
adolescentes e jovens do nosso país? É possível realizar
uma educação autônoma, crítica e emancipadora dos
sujeitos do conhecimento quando se cerceia, restringe
e delimita o aprendizado obrigatório simplesmente no
ensino da língua portuguesa e da matemática? Será que
não há outras formas e possibilidade de se realizar a Re-
forma do Ensino Médio, que se sabe necessária no con-
texto atual, sem com isso descaracterizar e até macular o
aprendizado dos educandos nessa etapa da sua formação
escolar e de não os submeter à condição de marionetes
nas mãos daqueles que tem condições de adquirir outros
saberes substancias a uma educação integral e condizen-
te a construção de saberes necessários à realidade social
contemporânea? É possível uma formação integral dos
educandos do Ensino Médio sem a obrigatoriedade dos
componentes curriculares da área de Humanas, Arte e
Educação Física?
Em busca de respostas a essas questões que dialoga-
remos com a teoria de Paulo Freire.