XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
academicismo nem de profissionalização. Sim, refere-se a
uma nova e progressiva base de fundamentação da constru-
ção do conhecimento dos discentes. Pretende-se, com isso,
desenvolver de forma mais ampla a capacidade do pensa-
mento lógico-abstrato do educando, sustentado e assegu-
rado por uma formação básica comum e essencial para o
conhecimento de sujeitos constitutivos da sociedade do co-
nhecimento, tal qual a vivenciamos hodiernamente, e exige
dos seus partícipes uma qualificação mínima necessária para
nela realizar-se nos seus mais diferentes aspectos: tanto na
vivência social, cultural, quanto às exigências do trabalho
produtivo e inovações tecnológicas, etc.
Faz-se necessário considerar que o Ensino Médio no
Brasil teve sua expansão e garantia de acesso a partir da
Constituição de 1988, mais precisamente na década de
1990 em diante. Todavia, ainda, nos dias de hoje, nota-se o
quanto precisa avançar para que essa etapa do ensino seja
possibilitada e garantida de forma universal e democrática,
principalmente a todos os jovens da nossa sociedade. Per-
cebe-se haver muitos jovens fora dos bancos escolares em
consequência, muitas vezes, de condições econômicas, falta
de infraestruturas das escolas para atender a demanda, bem
como a questão logísticas da casa para a escola e vice-ver-
sa de alguns alunos que vivem no campo e até mesmo da
cidade e não têm condições financeiras e/ou o transporte
público/escolar que garanta a locomoção dos mesmos. Não
obstante a isso, se somam os desafios referentes a formação
de professores, por vezes mal remunerados e até mesmo
por longos período sem receber o seu salário mensal, o es-
casso investimento em políticas públicas de educação, entre
outros fatores.
É neste contexto que o Ensino Médio tem ocupado, nos
últimos tempos, um lugar de destaque às discussões acerca
das políticas públicas de educação brasileira. Longe de aten-
der as reais necessidades dos estudantes, tanto no que diz
respeito à formação humana e cidadã, quanto ao mundo do
trabalho, tenta-se realizar mudanças no intuito de melhorias.