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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

academicismo nem de profissionalização. Sim, refere-se a

uma nova e progressiva base de fundamentação da constru-

ção do conhecimento dos discentes. Pretende-se, com isso,

desenvolver de forma mais ampla a capacidade do pensa-

mento lógico-abstrato do educando, sustentado e assegu-

rado por uma formação básica comum e essencial para o

conhecimento de sujeitos constitutivos da sociedade do co-

nhecimento, tal qual a vivenciamos hodiernamente, e exige

dos seus partícipes uma qualificação mínima necessária para

nela realizar-se nos seus mais diferentes aspectos: tanto na

vivência social, cultural, quanto às exigências do trabalho

produtivo e inovações tecnológicas, etc.

Faz-se necessário considerar que o Ensino Médio no

Brasil teve sua expansão e garantia de acesso a partir da

Constituição de 1988, mais precisamente na década de

1990 em diante. Todavia, ainda, nos dias de hoje, nota-se o

quanto precisa avançar para que essa etapa do ensino seja

possibilitada e garantida de forma universal e democrática,

principalmente a todos os jovens da nossa sociedade. Per-

cebe-se haver muitos jovens fora dos bancos escolares em

consequência, muitas vezes, de condições econômicas, falta

de infraestruturas das escolas para atender a demanda, bem

como a questão logísticas da casa para a escola e vice-ver-

sa de alguns alunos que vivem no campo e até mesmo da

cidade e não têm condições financeiras e/ou o transporte

público/escolar que garanta a locomoção dos mesmos. Não

obstante a isso, se somam os desafios referentes a formação

de professores, por vezes mal remunerados e até mesmo

por longos período sem receber o seu salário mensal, o es-

casso investimento em políticas públicas de educação, entre

outros fatores.

É neste contexto que o Ensino Médio tem ocupado, nos

últimos tempos, um lugar de destaque às discussões acerca

das políticas públicas de educação brasileira. Longe de aten-

der as reais necessidades dos estudantes, tanto no que diz

respeito à formação humana e cidadã, quanto ao mundo do

trabalho, tenta-se realizar mudanças no intuito de melhorias.