XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Juventude (CONJUVES), são considerados jovens os sujeitos
com idade entre 15 e 29 anos, ainda que a noção de juven-
tude não possa ser um recorte etário (Brasil, 2006). Deste
modo, há um recorte sócio-histórico-cultural a ser levado
em conta para se compreender que sujeitos são esses. Per-
cebê-los como sujeitos com valores, comportamentos, vi-
sões de mundo, interesses e capacidades singulares, é uma
forma de entendê-los para além de uma simples homoge-
neização e naturalização da sua condição social, biológica
e etária. Pois, além das vivências próprias da idade o ado-
lescente, o jovem está igualmente inserido em processo de
questionamentos e no caminho para se assumir como adul-
to, tanto no plano social, quanto no profissional. Portanto, o
processo de ensino-aprendizagem nessa etapa de formação
há de considerar tais aspectos para melhor fazê-los coparti-
cipantes da construção dos seus saberes. Como dizia Paulo
Freire na sua obra, Pedagogia do Oprimido, “o diálogo é
este encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para
pronunciá-lo, não se esgotando, portanto, na relação eu-tu.”
(FREIRE, p. 109, 2014).
A existência dos adolescente e jovens se dá num de-
terminado contexto. Portanto o aprendizado por eles adqui-
rido precisa considerar essa realidade de modo a possibilitar
um aprendizado significativo, crítico e contextualizado. Se,
pelo contrário, o processo de ensino enfatizar demasiada-
mente a ação de conteúdos pré-determinados corre-se o
risco de sacrificar a reflexão e ater-se em demasiado a um
ativismo de conteúdos e por consequência desse método
haver a falta de interesse ao aprendizado e até a continui-
dade aos estudos. Obviamente, os discentes adolescentes e
jovens precisam apropriar-se de conteúdo, leituras, cálculos
matemáticos entre outros aspectos, contudo, precisam sa-
ber relacionar esses saberes ao seu mundo, às suas vivên-
cias cotidianas. Nesse viés, pode-se considerar a reflexão de
Dermeval Saviani:
O importante é aprender a aprender, isto é, apren-
der a estudar, a buscar conhecimentos, a lidar com