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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Juventude (CONJUVES), são considerados jovens os sujeitos

com idade entre 15 e 29 anos, ainda que a noção de juven-

tude não possa ser um recorte etário (Brasil, 2006). Deste

modo, há um recorte sócio-histórico-cultural a ser levado

em conta para se compreender que sujeitos são esses. Per-

cebê-los como sujeitos com valores, comportamentos, vi-

sões de mundo, interesses e capacidades singulares, é uma

forma de entendê-los para além de uma simples homoge-

neização e naturalização da sua condição social, biológica

e etária. Pois, além das vivências próprias da idade o ado-

lescente, o jovem está igualmente inserido em processo de

questionamentos e no caminho para se assumir como adul-

to, tanto no plano social, quanto no profissional. Portanto, o

processo de ensino-aprendizagem nessa etapa de formação

há de considerar tais aspectos para melhor fazê-los coparti-

cipantes da construção dos seus saberes. Como dizia Paulo

Freire na sua obra, Pedagogia do Oprimido, “o diálogo é

este encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para

pronunciá-lo, não se esgotando, portanto, na relação eu-tu.”

(FREIRE, p. 109, 2014).

A existência dos adolescente e jovens se dá num de-

terminado contexto. Portanto o aprendizado por eles adqui-

rido precisa considerar essa realidade de modo a possibilitar

um aprendizado significativo, crítico e contextualizado. Se,

pelo contrário, o processo de ensino enfatizar demasiada-

mente a ação de conteúdos pré-determinados corre-se o

risco de sacrificar a reflexão e ater-se em demasiado a um

ativismo de conteúdos e por consequência desse método

haver a falta de interesse ao aprendizado e até a continui-

dade aos estudos. Obviamente, os discentes adolescentes e

jovens precisam apropriar-se de conteúdo, leituras, cálculos

matemáticos entre outros aspectos, contudo, precisam sa-

ber relacionar esses saberes ao seu mundo, às suas vivên-

cias cotidianas. Nesse viés, pode-se considerar a reflexão de

Dermeval Saviani:

O importante é aprender a aprender, isto é, apren-

der a estudar, a buscar conhecimentos, a lidar com