XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1653
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
com o trabalho. As relações entre escola, formação profissio-
nal e a busca da participação no mercado de trabalho que para
muitas pessoas da sociedade brasileira inicia-se nessa etapa
da vida é algo muitas vezes tenso pela incompatibilidade de
tempo e a devida dedicação a um e outro. A sociedade na
qual vivemos potencializa essa tensão ao exigir trabalhadores
qualificados e ao mesmo tempo reconhece os indivíduos pela
sua capacidade de produção e consumo de bens materiais.
Logo, muito desses adolescentes e jovens encontram-se en-
curralados entre essas questões: estudar ou trabalhar? É pos-
sível conciliar, nesta etapa da vida e do aprendizado, estudo e
trabalho? Viabilizar condições de respostas a essas questões
para se pensar e repensar o Ensino Médio nessas circunstân-
cias torna-se algo primordial a fim de resolver impasses de
uma sociedade complexa e em contínua mudança e transfor-
mação nos seus mais diferentes aspectos: cultural, social, eco-
nômico, político, etc. Todavia, se sabe que não há respostas
fáceis e concretas para resolver situações como essa de forma
tão imediata quanto as demandas que emergem celeremente
no mundo atual e na vida, principalmente, desses sujeitos so-
ciais a que estamos nos referindo neste ínterim.
A ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
Conforme o Ministério da Educação a Reforma do En-
sino Médio tem como objetivo realizar uma mudança na es-
trutura no sistema em vigor. Desse modo, propõe que haja
a flexibilização da grade curricular: terá uma parte comum e
obrigatória a todas a escolas e outra parte flexível. Segun-
do eles, acredita-se que o ensino médio aproximará mais a
escola à realidade do aluno sob à luz das novas demandas
profissionais do mercado de trabalho.
Portanto, o currículo do novo ensino médio será nor-
teado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
2
que de-
2
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um conjunto de orientações
que deverá nortear os currículos das escolas, da rede pública e privada, de
todo Brasil. A Base trará os conhecimentos essenciais, as competências e
aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educa-
ção básica em todo o país. (MEC).