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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

com o trabalho. As relações entre escola, formação profissio-

nal e a busca da participação no mercado de trabalho que para

muitas pessoas da sociedade brasileira inicia-se nessa etapa

da vida é algo muitas vezes tenso pela incompatibilidade de

tempo e a devida dedicação a um e outro. A sociedade na

qual vivemos potencializa essa tensão ao exigir trabalhadores

qualificados e ao mesmo tempo reconhece os indivíduos pela

sua capacidade de produção e consumo de bens materiais.

Logo, muito desses adolescentes e jovens encontram-se en-

curralados entre essas questões: estudar ou trabalhar? É pos-

sível conciliar, nesta etapa da vida e do aprendizado, estudo e

trabalho? Viabilizar condições de respostas a essas questões

para se pensar e repensar o Ensino Médio nessas circunstân-

cias torna-se algo primordial a fim de resolver impasses de

uma sociedade complexa e em contínua mudança e transfor-

mação nos seus mais diferentes aspectos: cultural, social, eco-

nômico, político, etc. Todavia, se sabe que não há respostas

fáceis e concretas para resolver situações como essa de forma

tão imediata quanto as demandas que emergem celeremente

no mundo atual e na vida, principalmente, desses sujeitos so-

ciais a que estamos nos referindo neste ínterim.

A ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Conforme o Ministério da Educação a Reforma do En-

sino Médio tem como objetivo realizar uma mudança na es-

trutura no sistema em vigor. Desse modo, propõe que haja

a flexibilização da grade curricular: terá uma parte comum e

obrigatória a todas a escolas e outra parte flexível. Segun-

do eles, acredita-se que o ensino médio aproximará mais a

escola à realidade do aluno sob à luz das novas demandas

profissionais do mercado de trabalho.

Portanto, o currículo do novo ensino médio será nor-

teado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

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que de-

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um conjunto de orientações

que deverá nortear os currículos das escolas, da rede pública e privada, de

todo Brasil. A Base trará os conhecimentos essenciais, as competências e

aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educa-

ção básica em todo o país. (MEC).