XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1641
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
EDUCAÇÃO POPULAR E O DIÁLOGO
PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA FREIREANA
Cláudia Maria Seger
1
Diovanela Liara Schmitt
2
Hedi Maria Luft
3
O diálogo é uma das importantes categorias que per-
passa a concepção freireana e implica na educação que inten-
ta a formação humana e humanizadora, portanto pedagógi-
ca. No contexto escolar, o diálogo, se constitui de diferentes
maneiras, em diversas situações, potencializando a problema-
tização e a intervenção crítica no mundo. A partir deste pres-
suposto, o objetivo é refletir sobre o diálogo, na perspectiva
da sua interrelação com a educação popular. Trata-se de uma
reflexão realizada em grupos de estudos através de rodas de
conversa e de leituras da obra de Paulo Freire.
Na concepção freireana de educação, compreender e
incorporar o diálogo enquanto processo de uma ação didá-
tico-pedagógica é favorecer intencionalmente uma organi-
zação metodológica emancipatória. O diálogo pressupõe o
artifício da escuta atenta e segundo Freire (2008), o ato de
escutar exige estar por inteiro, encarnado na presença. Não
apenas o ato de ensinar, mas principalmente o ato de dialo-
gar que inicia na observação que demanda atenção, escuta,
presença e reflexão. Estar presente, enquanto sujeito vivo
exige exposição, para ser visto, por esse olhar do presente.
1
Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste
do Estado do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento Humani-
dades e Educação da UNIJUI e Professora da rede Estadual do RS. Email:
claudiamasc@terra.com.br2
Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste
do Estado do Rio Grande do Sul e Professora da rede Estadual do RS e da
rede Municipal de Santa Rosa/RS. Email:
diovanela@hotmail.com3
Doutora em Educação pela Unisinos. Professora da Universidade Regional
do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento Humanida-
des e Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências.
Professora da rede Municipal de Ensino de Santa Rosa, com atuação na
Escola Instituto Estadual Visconde de Cairu. Email:
hedim@terra.com.br