XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1637
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
transformação. Sendo esta transformação, o caminho para a
libertação dos homens.
Com isto, a importância da relação educador-edu-
cando, num contexto de educação que pensa o ato de en-
sinar para além do transferir conhecimento se legitima na
construção de saberes necessários à prática educativa, que
segundo Paulo Freire (2015) consiste em saber que: Ensinar
exige consciência do inacabado; Ensinar exige respeito à au-
tonomia do ser educando; Ensinar exige bom-senso; Ensinar
exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos
dos educandos; Ensinar exige apreensão da realidade; Ensi-
nar exige alegria e esperança; Ensinar exige a convicção de
que a mudança é possível; Ensinar exige curiosidade.
Sendo assim, enxergar no ato de ensinar a possibili-
dade de ir além da transferência do conhecimento, do puro
fazer por fazer é, também, o que diferencia os educadores e
educandos que lutam pela transformação social, dos educa-
dores e educandos que se calam diante do já posto. Ficando
mais evidente a importância da relação entre esses sujeitos
da aprendizagem que na dinamicidade da realidade, cons-
troem elementos da comunicação, possibilitando a interpre-
tação do mundo, com o mundo e, com o outro, nas relações.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do exposto
,
constatamos que a relação edu-
cador-educando tem sua importância na prática educativa
em Educação Física de maneira direta, através de todo o
processo de ensino-aprendizagem, incluindo os elementos
que constituem a prática pedagógica, sendo eles o planeja-
mento de ensino, a metodologia, os materiais, a avaliação e,
principalmente, através dos saberes necessários, como nos
elucida Paulo Freire.
A experiência nos possibilitou o pensar-fazer a aula
de Educação Física com os educandos, e não, para os edu-
candos, mesmo estando inseridos num cenário de educação
Conservadora. Além disto, o estudo nos permitiu explorar a
capacidade de observação da realidade, num contexto edu-