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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

transformação. Sendo esta transformação, o caminho para a

libertação dos homens.

Com isto, a importância da relação educador-edu-

cando, num contexto de educação que pensa o ato de en-

sinar para além do transferir conhecimento se legitima na

construção de saberes necessários à prática educativa, que

segundo Paulo Freire (2015) consiste em saber que: Ensinar

exige consciência do inacabado; Ensinar exige respeito à au-

tonomia do ser educando; Ensinar exige bom-senso; Ensinar

exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos

dos educandos; Ensinar exige apreensão da realidade; Ensi-

nar exige alegria e esperança; Ensinar exige a convicção de

que a mudança é possível; Ensinar exige curiosidade.

Sendo assim, enxergar no ato de ensinar a possibili-

dade de ir além da transferência do conhecimento, do puro

fazer por fazer é, também, o que diferencia os educadores e

educandos que lutam pela transformação social, dos educa-

dores e educandos que se calam diante do já posto. Ficando

mais evidente a importância da relação entre esses sujeitos

da aprendizagem que na dinamicidade da realidade, cons-

troem elementos da comunicação, possibilitando a interpre-

tação do mundo, com o mundo e, com o outro, nas relações.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do exposto

,

constatamos que a relação edu-

cador-educando tem sua importância na prática educativa

em Educação Física de maneira direta, através de todo o

processo de ensino-aprendizagem, incluindo os elementos

que constituem a prática pedagógica, sendo eles o planeja-

mento de ensino, a metodologia, os materiais, a avaliação e,

principalmente, através dos saberes necessários, como nos

elucida Paulo Freire.

A experiência nos possibilitou o pensar-fazer a aula

de Educação Física com os educandos, e não, para os edu-

candos, mesmo estando inseridos num cenário de educação

Conservadora. Além disto, o estudo nos permitiu explorar a

capacidade de observação da realidade, num contexto edu-