XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1633
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Dando continuidade as práticas, no dia 09 de outubro
iniciamos as aulas com o conteúdo jogo. Preocupamo-nos
com o resgate histórico e com as relações que poderíamos
fazer coma a realidade dos estudantes. Sendo assim, atra-
vés de perguntas acerca do conteúdo, os estudantes falaram
um pouco mais de suas experiências com os jogos, trazendo
relatos que ultrapassaram a ideia de apenas descrever uma
experiência, falando assim, de vida, história e aprendizado.
As perguntas, além de servirem como elementos da avalia-
ção, foram instrumentos de problematização do conteúdo no
exercício do ensinar-aprender.
A partir da problematização iniciamos um conjunto de
atividades com os estudantes, que faziam relação com a dife-
rença de jogo e esporte, com o momento de modificação das
regras do jogo, sendo esta modificação uma das característi-
cas do próprio jogo, e dentre outras questões que foram sur-
gindo de acordo com as falas dos estudantes. Neste sentido,
levando em consideração o que estava sendo dito pelos edu-
candos, optamos por abordar as questões do jogo como um
conteúdo que possibilita a relação social crítica e consciente,
e que traz elementos que trabalham as características da li-
berdade, fuga e evasão, espaço e tempo determinado, como
também vê o jogo criando a ordem e sendo a própria ordem.
Adentramos também na discussão dos diferentes tipos
de jogos, trabalhando com a ideia dos jogos populares, de sa-
lão e esportivos. Esta discussão nos possibilitou a busca por
elementos importantes nas falas dos estudantes, para que pu-
déssemos identificar quais desses jogos estavam de maneira
mais presente na vida deles. Observando que os jogos popula-
res se sobressaiam nas atividades do cotidiano dos educandos.
Na sequência, as práticas educativas do dia 23 de ou-
tubro de 2017, abordaram as questões do jogo, realizando
o resgate das aulas anteriores. Neste dia, o jogo foi relacio-
nado com seus diversos tipos, chamando atenção para qual
a diferença entre os jogos populares, de salão e esportivo.
As atividades decorrentes deste dia aconteceram de forma
a estimular a ação criativa dos estudantes, uma vez que, en-